Notícias

NERLEI leva alunos a empresas para a explorar o mundo do trabalho e das profissões

A NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria e a Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo (ESFRL) vão realizar uma iniciativa de Job Shadowing dirigida aos alunos do 12º ano do curso Cientifico-Humanístico, daquela escola, e a empresas da região.

Ciente de que, no final do ensino secundário, os estudantes que frequentam cursos científico-humanísticos são confrontados com a necessidade de tomar uma decisão, relativa à escolha de um percurso na formação profissional ou no ensino superior, a ESFRL, decidiu implementar o Job Shadowing: uma modalidade de exploração do mundo do trabalho e das profissões, que implica o envolvimento e a participação ativa dos alunos, conferindo-lhe algumas ferramentas que poderão facilitar a tomada de decisão sobre as oportunidades futuras, em termos de saídas profissionais.

Porque a operacionalização desta modalidade implica que o estudante passe um dia com um voluntário de uma empresa, cuja profissão gostaria de ter no futuro, e dada a importância que a NERLEI dedica à qualificação dos recursos humanos da região, aceitou o desafio de, mais uma vez, ser o elo da ligação do sistema de ensino/tecido empresarial.

Assim, preparados e selecionados os alunos, tarefa a cargo da ESFRL, a NERLEI procurará fazer a ligação com as empresas, identificando junto dos seus associados os profissionais “sombra”, com as profissões que os alunos vierem a escolher, sendo que o projeto deverá estar a decorrer nas empresas em março, abril e maio.

Na modalidade de Job Shadowing o profissional que recebe e acompanha o estudante tem a oportunidade de partilhar as suas experiências e perceções e a possibilidade de reavaliar e refletir sobre o seu trabalho quotidiano, ao discuti-lo com o aluno. Para a empresa é uma forma de se abrir a novos talentos e ajudar a preparar possíveis futuros colaboradores.

Este é mais um dos vários projetos que a NERLEI dinamiza na área da qualificação das pessoas, como forma de reforçar as competências dos recursos humanos da região, contribuindo dessa forma para uma maior competitividade empresarial e reforço do desenvolvimento regional.

 

Partilhar