International Business 2025-26

 

International Business 2025-2026

 

Programa: PITD - Programa Inovação e Transição Digital

Fundo: FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional

Objetivo Específico: 1.3 Reforçar. O crescimento sustentável e a competitividade das PME, bem como a criação de emprego nas PME, inclusive através de instrumentos produtivos.

 

Tipologia de Intervenção: Qualificação e Internacionalização das PME

Tipologia de Operação: Projeto conjunto (SI) - Internacionalização das empresas

Nº de Projeto: 18157

  • Investimento elegível total: 5.851.823,52€
  • Incentivo não reembolsável: 3.091.115,22€

Data de início do Projeto: 01-10-2024

Data de fim do projeto: 30-09-2026

Localização geográfica: O projeto tem aplicação nas regiões NUTS II: Norte e Centro

 

Descrição do projeto:

O Projeto International Business – 2025-2026 (IB25-26), visa promover a competitividade e capacidade exportadora num conjunto de PME das fileiras casa, escritório e automóvel, através da implementação de um programa estruturado de ações de capacitação das empresas para a internacionalização, participação coletiva em feiras, missões internacionais e na realização e promoção de ações de marketing internacional, de transformação digital e do desenvolvimento do e-commerce nas PME em mercados internacionais identificados como de oportunidade para a atuação das empresas destas fileiras.

Este projeto pretende apoiar 104 empresas no seu processo de internacionalização através da realização de ações de promoção da oferta nacional nos mercados internacionais selecionados

 

Mercados-alvo do projeto: 9

Alemanha, Argélia, Emirados Árabes Unidos (EAU), Estados Unidos, Espanha, França, Itália, Países Baixos, Reino Unido e Suécia.

 

Tipologia de ações do Projeto

  1. Feiras Internacionais
  2. Missões empresariais físicas
  3. E-commerce e transformação digital das PME e campanhas de marketing
  4. Ações de capacitação para a internacionalização

 

Beneficiários:

Micro, Pequenas e Médias Empresas inseridas em atividades económicas que visem a produção de bens e serviços transacionáveis e internacionalizáveis.

 

AÇÕES PREVISTAS

 

FEIRAS INTERNACIONAIS 2025-2026      

  1. Feira IFFA 3 a 8 de maio de 2025 - Frankfurt - Alemanha
  2. Feira Host – 17 a 21 de out 2025 – Milão – Itália
  3. Feira Paperworld MidleEast - 11 a 13 de novembro de 2025 – Dubai - Emirado Árabes Unidos
  4. Feira Ambiente – 6 a 10 de fevereiro de 2026 - Frankfurt - Alemanha
  5. Mostra de produtos da fileira casa - 6 a 10 de fevereiro de 2026 - Frankfurt - Alemanha       
  6. Feira Ceramitec – 24 a 26 de março de 2026 – Munique – Alemanha
  7. Feira Automechanika – 8 a 12 de setembro de 2026 – Frankfurt - Alemanha

 

MISSÕES EMPRESARIAIS 2025-2026

Agendamento de reuniões (B2B) entre a empresa e os potenciais parceiros no mercado

  1. Missão Empresarial à Suécia – 17 a 21 de novembro de 2025
  2. Missão Empresarial à Argélia – maio de 2026

 

E-COMMERCE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DAS PME E CAMPANHAS DE MARKETING

Mercados alvo: Espanha, EUA, França, Países Baixos e Reino Unido

  1. Modalidade IDesenvolvimento e operacionalização de campanhas de marketing digital e content marketing.
  1. Modalidade II – Criação e/ou otimização de lojas online, otimização da presença em marketplaces eletrónicos, SEO e SEA com possibilidade de integração de AI, assistentes virtuais, sistemas de machine, learning, realidade aumentada
  1. Desenvolvimento estratégico e criativo da marca, otimização de site, desenvolvimento de solução de gestão de conteúdos, content marketing, criação e/ou otimização de lojas online, otimização da presença em marketplaces eletrónicos, SEO e SEA.

 

AÇÕES DE CAPACITAÇÃO PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO

  1. Seminário de Apresentação do projeto
  2. Seminário de disseminação de resultados do projeto e networking

 

  1. Sessão de networking sobre o mercado da Suécia
  2. Sessão de networking sobre o mercado da Argélia

 

  1. Workshop: “E-Commerce Internacional: Como Internacionalizar as suas Vendas Online”
  2. Workshop: “Tecnologia e Inovação para a Internacionalização”
  3. Workshop: “Aspetos Legais e Regulatórios da Exportação”

 

  1. Sessão de speed networking com empresa âncora
  2. Sessão de speed networking com empresa âncora

 

  1. Conferência Internacional com Mostra de Produtos da Fileira Casa

 

Para mais informações: internacional@nerlei.pt