Notícias

UNIVA da NERLEI recebeu 66 ofertas de emprego

A UNIVA (Unidade de Inserção na Vida Activa) da NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria continua a registar uma procura crescente por parte das empresas que necessitam de recrutar trabalhadores.

Durante o ano de 2003, foram 102 as ofertas de emprego dirigidas a este serviço instalado na delegação da Batalha da Associação, em 2004 subiram para 119. No primeiro semestre de 2005, e apesar da crise, foram já 66 as ofertas de emprego a que este serviço procurou dar resposta.

Os meses em que mais empresas tentaram satisfazer as suas necessidades de trabalho por esta via foram Janeiro, com 13 ofertas de emprego, Março com 14 e Maio com 15. Para estas 66 ofertas de emprego foram encaminhados pela UNIVA 728 candidatos.

As empresas de consultoria em recursos humanos e trabalho temporário com 18 ofertas, as instituições de utilidade pública com 8 ofertas e as empresas de consultoria técnica e financeira com 5 ofertas foram as que mais procuraram a UNIVA da NERLEI.

No que respeita às funções, as mais procuradas foram administrativos com 15 ofertas, caixeiros com 9 ofertas, técnicos comerciais com 8 e auxiliares de serviços com 5 ofertas.

Quanto às habilitações literárias exigidas, a grande maioria, 24, solicitava candidatos com o 12º ano e 14 não especificava qualquer habilitação.

Bolsa de emprego na Internet bastante procurada

Para os casos em que a UNIVA não possuía na sua base de dados de utentes candidatos com as características solicitadas pelas empresas, recorreu-se à Bolsa de Emprego da página da internet da NERLEI onde estas ofertas foram disponibilizadas.

Durante o primeiro semestre de 2005, 25 das 66 ofertas de emprego da UNIVA foram também divulgadas na Bolsa de Emprego da página da internet da NERLEI (www.nerlei.pt). Na sequência desta divulgação foram recebidas 710 candidaturas.

Na Bolsa de Emprego da página da internet foram também divulgados 8 currículos de utentes da UNIVA os quais motivaram 3 pedidos de entrevista por parte de empresas interessados nesses candidatos a emprego. Também a revista Desafios, editada pela NERLEI, serviu para divulgar 30 candidatos a emprego inscritos na UNIVA.

Um projecto activo

Criada em Abril de 2001, em parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional, a UNIVA da NERLEI tornou-se ao longo destes quase quatro anos de trabalho um projecto bastante activo e cada vez mais reconhecido quer pelas empresas da Região quer pelas pessoas à procura de emprego.

Desde a sua abertura a UNIVA foi constituindo uma base de dados de candidatos a emprego que, neste momento, totaliza já 1.419 utentes: 178 inscreveram-se em 2001, 325 em 2002, 322 em 2003, 409 em 2004 e os restantes 205 durante os primeiros seis meses deste ano.

Além desta actividade ligada à inserção e qualificação profissional a UNIVA da NERLEI dinamiza também sessões de informação dedicadas à elaboração de currículos, resposta a anúncios, preparação de entrevistas de emprego e redacção de cartas de candidatura espontânea.

Partilhar