No âmbito da Medida Vida Ativa
A NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria tem para colocar em estágios curriculares - formação prática em contexto de trabalho (FPCT) - Técnicos Auxiliares de Saúde e Técnicos de Apoio Familiar e de Apoio à Comunidade.
As empresas/instituições que tenham necessidade de recursos humanos nestas áreas e que queiram proporcionar estágios poderão manifestar essa vontade contactando o Departamento de Formação e Qualificação Profissional da NERLEI para formacao@nerlei.pt ou 244 890 200, sendo que não terão qualquer encargo.
Os estágios têm a duração de 580 h, cerca de 4 meses, 7h por dia, de segunda a sexta (não podendo exceder o período normal de trabalho praticado na entidade onde se realiza). Os formandos estão cobertos por um seguro de acidentes pessoais, durante o período de estágio.
Os estágios do curso de Técnico/a Auxiliar de Saúde têm data prevista para início: a 18 de agosto ou 1 de setembro; e data de fim: 10 de dezembro ou 24 de dezembro. Os estágios do curso de Técnico/a de Apoio à Comunidade e de Apoio à Família têm data prevista para início: a 19 de agosto ou 1 de setembro; e data de fim: 11 de dezembro ou 24 de dezembro.
O objetivo é promover a aprendizagem, em contexto real, de práticas e atitudes condizentes com o perfil dos cursos, e desenvolver capacidades que permitam aos formandos integrarem-se na vida ativa, consolidando os conhecimentos técnicos adquiridos.
A FPCT visa a aquisição e ou o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais, organizacionais e de gestão de carreira relevantes para a qualificação profissional, com vista a potenciar a (re)inserção no mercado de trabalho.
A entidade formadora é responsável pela organização, planeamento e avaliação da FPCT, em articulação com as entidades onde esta se realiza. A orientação e o acompanhamento do formando constituem uma responsabilidade partilhada da entidade formadora, que coordena, e da entidade enquadradora, cabendo a esta última designar um tutor com experiência profissional adequada para orientar o formando. Será realizada uma reunião de acompanhamento mensal, com elaboração do respetivo relatório de progresso.
Estas ações de formação integram-se na Medida Vida Ativa, no âmbito do protocolo que a NERLEI assinou com o IEFP (Instituto do Emprego e Formação Profissional), em fevereiro último, para a realização de oito ações para requalificar 176 desempregados.