Notícias

Secretário de Estado do Ensino Superior enaltece a importância para o conhecimento das Bolsas + Indústria

O Secretário de Estado do Ensino Superior, Sobrinho Teixeira, disse hoje que "é de enaltecer o que o Politécnico de Leiria e o tecido empresarial de Leiria têm feito na cooperação entre o ensino superior e as empresas. Esta cooperação é fundamental para aumentar a qualificação da população portuguesa e aumentar a produtividade do país. Este apoio das empresas aos estudantes é fundamental para a introdução do conhecimento na economia, para fazer com que este país seja mais eficaz no futuro". O governante falava na cerimónia oficial da entrega das Bolsas + Indústria aos estudantes do Politécnico de Leiria, que decorreu no dia 19 de fevereiro, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.

"A responsabilidade social das empresas da região fica muito evidenciada neste projeto", disse Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria na abertura da cerimónia de atribuição das Bolsas. O líder do Politécnico de Leiria manifestou a sua satisfação por esta cerimónia decorrer no Auditório José Mariano Gago (no Pavilhão do Conhecimento), antigo ministro da Ciência do Ensino Superior, que, lembrou, foi agraciado em Leiria, a título póstumo, pelo Presidente da República, com a comenda da Ordem de Santiago de Espada. Rui Pedrosa anunciou pretender alargar a atribuição deste tipo de bolsas a todas as escolas do Politécnico de Leiria, bem como a ativação de designação de empresas patrocinadoras dos alojamentos de estudantes do Politécnico Leiria.

António Poças, presidente da NERLEI, copromotora do projeto, enfatizou a grande sintonia e clima de cooperação entre o Politécnico de Leiria e o tecido empresarial da região, evidente neste programa, e num conjunto de atividades e projetos diversos, desde há vários anos. Por seu turno, João Faustino, presidente da CEFAMOL, destacou o facto de o tecido empresarial da região ter contribuído com 150 000 euros para financiar este programa.

As Bolsas + Indústria são uma iniciativa pioneira no País que pôs empresas a premiar o mérito dos melhores estudantes que ingressam anualmente no Politécnico de Leiria, e que foram entregues nesta terça-feira, 19 de fevereiro a 41 estudantes do primeiro ano de licenciatura. Foram 33 empresas as empresas a apoiar este ano a iniciativa que resulta de uma estreita colaboração que faz este ano cinco anos.

As Bolsas + Indústria são financiadas pelo tecido empresarial da região de Leiria, que, desde 2013, se comprometeu, em parceria com o Politécnico de Leiria, a desenvolver ações que aproximem a academia da realidade industrial, a promover a formação em contexto empresarial, disseminar o conhecimento e tecnologia, e realizar ações de responsabilidade social conjuntas beneficiando estudantes, professores e empresas. Ao abrigo do protocolo +Indústria, celebrado entre o Politécnico de Leiria, a NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria e a CEFAMOL - Associação Nacional da Indústria de Moldes, foram já apoiados, desde 2013, 136 estudantes, por mais de 50 empresas.

Partilhar