Representantes da agenda Embalagem do Futuro® – grande projeto colaborativo português de inovação no setor das embalagens – estarão presentes na COP30, 30.ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (UNFCCC), que terá lugar em Belém do Pará, Brasil, entre 10 e 21 de novembro de 2025, para revelar os principais avanços tecnológicos do projeto.
Financiado pelo PRR, através do Next Generation EU, este projeto reúne 79 entidades (empresas, laboratórios de I&D e universidades) com um único objetivo: transformar a cadeia de valor das embalagens através de uma abordagem tripla -sustentável, digital e inclusiva. Os representantes do Embalagem do Futuro® realizarão a sua apresentação na COP 30, no dia 17 de novembro, às 11h15 no Pavilhão de Portugal.
O projeto Embalagem do Futuro® está organizado em 19 subprojectos centrados em vários materiais de embalagem - cartão, vidro, plástico, madeira - com foco na inovação, sensorização, rastreabilidade, processos de fabrico, novas linhas de produção, recuperação de resíduos, certificação e formação.
Este projeto é liderado pela VANGEST, empresa que é uma referência europeia em serviços integrados, é gerido pela NERLEI CCI - Associação Empresarial da Região de Leiria/Câmara de Comércio e Indústria que é também consorciada responsável pela promoção e divulgação dos resultados do projeto, e conta com o apoio estratégico da INOVA+, uma empresa de consultoria especializada em inovação.
A Embalagem do Futuro® abrange toda a cadeia de valor, desde as matérias-primas até à reciclagem, incluindo design, engenharia e sistemas digitais.
Este trabalho já teve resultados: em agosto passado, no Pavilhão Português da Expo Osaka 2025, o projeto apresentou a garrafa de vinho de vidro mais leve do mundo, que pesa apenas 260 gramas, contém até 80% de vidro reciclado e a superfície de vidro foi reduzida em 20%, graças à sua geometria otimizada e paredes ultrafinas, estabelecendo um novo padrão de circularidade na indústria de bebidas.
Em fevereiro de 2025, o subprojecto “Morango 4.0” ganhou o Prémio Nacional da Agricultura 2024 na categoria Inovação de Processos, um prémio que reconhece projetos inovadores e sustentáveis no setor agrícola. Este projeto ilustra perfeitamente a abordagem digital do consórcio, aplicando a rastreabilidade digital completa Blockchain em todo o ciclo de vida do morango (da produção ao transporte). Graças a uma etiqueta inteligente, a embalagem incorpora uma ficha técnica digital do produto, garantindo informações fiáveis para o consumidor. Além disso, o novo assistente virtual baseado em Inteligência Artificial, chamado «Génio da Embalagem», fornece respostas instantâneas a quaisquer perguntas sobre um determinado lote de produtos, garantindo uma comunicação direta e totalmente transparente entre o produtor e o utilizador final.