Notícias

Presidente do IAPMEI recomenda aposta nas competências de gestão e nos mercados externos

Num jantar-conferência com o tema "O Futuro das PME no Contexto Actual", o presidente do IAPMEI, Luís Filipe Costa, apontou a receita: melhorar as competências de gestão e apostar nos mercados externos.

Na iniciativa promovida pela NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria, que decorreu no dia 14 de Abril, o responsável do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento (IAPMEI) apontou aquelas duas vertentes como as saídas que as PME têm para enfrentar o futuro. Dizendo que "cada vez menos a solução de Portugal passa pelo Governo e cada vez mais passa pelas empresas", Luís Filipe Costa deixou também a mensagem de esperança que "já ultrapassamos momento piores e vamos também ultrapassar este".

Apontando como principal problema do País o défice comercial externo, o presidente do IAPMEI explicou que esta é uma questão histórica que durante muitos anos foi contornada pela desvalorização da moeda. Com a adesão ao euro esse mecanismos deixou de existir e criou-se "uma falsa sensação de prosperidade, com taxas de juro muito baixas e uma política exagerada de consumo, o que fez com que, actualmente, cerca de um terço do crédito concedido pelos nossos bancos tenha origem em poupanças externas".

Além da intervenção no jantar-conferência, que contou com a presença de cerca de uma centena de empresários e com o patrocínio da empresa CPS - Consultores de Informática, Lda, a deslocação de Luís Filipe Costa ao distrito, a convite da NERLEI, integrou ainda a visita a quatro empresas:

• Vipex – Comércio e Indústria de Plásticos, SA, da Marinha Grande
• SPAL – Sociedade de Porcelanas de Alcobaça, SA; de Alcobaça
• Perfitec – Revestimentos Metálicos, Lda, de Leiria
• Leirimetal – Equipamentos Metalúrgicos, Lda, de Leiria.

Partilhar