Notícias

NERLEI torna-se associada da Smart Ocean

No início de outubro a NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria tornou-se associada da Associação, criada em 2019, para gerir o futuro parque de ciência e tecnologia Smart Ocean, tornando-se assim a primeira associada não fundadora do projeto.

A adesão da NERLEI à Associação gestora da Smart Ocean, cujo edifício será construído em Peniche, acontece por ser um projeto numa área tão relevante como mar e as tecnologias a ele associadas, cuja infraestrutura se vai localizar em território de abrangência da NERLEI, onde a Associação tem Associados relevantes. A NERLEI considera ainda que os associados fundadores são as entidades certas para um projeto vencedor, conferindo-lhe credibilidade e garantindo que será um marco muito relevante para o desenvolvimento regional.

A Smart Ocean tem como missão: apoiar o desenvolvimento sustentável da economia azul baseado no conhecimento e na inovação através da colaboração entre parceiros nacionais e internacionais; promover interações entre academia, indústria e entidades oficiais, de modo a fomentar desenvolvimento económico e social; desenvolver programas de aceleração com parceiros nacionais e internacionais, disponibilizar serviços de incubação e acolhimento empresarial. Para tal propõe-se a apoiar o desenvolvimento sustentável da economia azul com base no conhecimento e na inovação, numa lógica de colaboração e cooperação entre diferentes atores nacionais e internacionais e de total respeito pelo oceano.

Começou a dar os primeiros passos em 2015, fruto da concertação de esforços dos fundadores: Município de Peniche; DOCAPESCA – Portos e Lotas, SA; Politécnico de Leiria e BIOCANT – Parque Tecnológico de Cantanhede, como resposta à necessidade de trabalhar colaborativamente para um futuro que nos permita beneficiar cada vez mais dos oceanos, ao mesmo tempo que contribuímos para a sua sustentabilidade.

Partilhar