Notícias

NERLEI recebe aprovação de candidatura de formação

A NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria vai começar a dinamizar na região, ações de formação financiadas para ativos e desempregados. A candidatura da Associação já foi aprovada, pelo que em breve estará disponível o calendário total de cursos de formação disponíveis. Para já, está agendado para iniciar a 9 de outubro uma ação em Língua Inglesa - Organização Administrativa da Venda.

A candidatura agora aprovada engloba 13 áreas de formação: Ciências Informáticas; Comércio; Contabilidade e Fiscalidade; Gestão e Administração; Enquadramento na Organização/Empresa; Secretariado e Trabalho Administrativo; Eletrónica e Automação; Metalurgia e Metalomecânica; Materiais (Indústrias da Madeira, Cortiça, Papel, Plástico, Vidro e outros); Hotelaria e Restauração; Eletricidade e Energia; Serviços de Apoio a Crianças e Jovens; e Trabalho Social e Orientação.

Este projeto integra um total de 144 ações de formação, destinadas a um total de 2592 formandos, representando um volume total de formação de 84.150 horas.

Os destinatários destas ações de formação são ativos empregados e desempregados (não DLB - desempregados de longa duração). Quanto a habilitações escolares, as mesmas devem ser iguais ou superiores ao 4º ano de escolaridade para formações modulares integradas em percursos de nível 2, e igual ou superior ao 9º ano de escolaridade para formações modulares integradas em percursos de nível 4. Para o caso dos ativos desempregados, os mesmos devem ser detentores de habilitação igual ou superior ao 12.º ano.

As ações não terão qualquer custo para os participantes, que receberão ainda o subsídio de alimentação no valor de 4,52€/dia, sempre que a formação frequentada seja igual ou superior a três horas (e fora do horário normal de trabalho, para o caso dos empregados).

Para mais informações sobre a Formação Modular Certificada, os interessados deverão contactar o Departamento de Formação e Qualificação Profissional da NERLEI para formacao@nerlei.pt.

O projeto 1.08 -  Formação Modular para Empregados e Desempregados, promovido pela NERLEI, tem como objetivos: potenciar a empregabilidade da população ativa, designadamente dos desempregados e dos empregados, incluindo os que se encontram em risco de desemprego, através do aumento da sua adaptabilidade por via do desenvolvimento das competências requeridas pelo mercado de trabalho; Responder a necessidades de qualificação dos ativos empregados, em contextos de mudança organizacional e processos de restruturação, com vista a aumentar as competências e os níveis de qualificação dos mesmos, contribuindo para a manutenção do seu nível de emprego; reforçar a qualificação profissional dos ativos desempregados, potenciando um regresso mais sustentado ao mercado de trabalho, através da participação em percursos de formação modular ajustados ao seu perfil e necessidades. É financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE), no montante de 499.556,85 euros, dos quais 424.623,31 euros são provenientes do Fundo Social Europeu.

Partilhar