Notícias

NERLEI participa em constituição de sociedade de capital de risco

A NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria e as associações empresariais de Santarém (NERSANT), Castelo Branco (NERCAB) e Portalegre (NERPOR) vão constituir em conjunto uma sociedade de capital de risco que terá como área de actuação estes quatro distritos.

Neste momento, decorrem os estudos e a montagem do processo relativo à criação desta sociedade, cujo Plano de Negócios terá ficado concluído em final de Novembro. Entre Novembro de 2005 a Março de 2006 será constituída a estrutura accionista da Sociedade de Capital de Risco e a negociação com os subscritores do Fundo de Capital de Risco.

A Sociedade de Capital de Risco terá um capital social de 1,25 milhões de euros a subscrever pelas associações intervenientes e empresas que queiram aderir e o Fundo de Capital de Risco um capital social inicial de 3 milhões com expectativa de evolução para 5 milhões num prazo de três anos. Trinta por cento do capital do Fundo de Capital de Risco será aberto à subscrição por parte de bancos, autarquias, universidades e institutos politécnicos. O processo de constituição da Sociedade Gestora e do Fundo deverá acontecer em Abril de 2006.

O capital de risco é um produto financeiro que assume a forma de participação temporária no capital social de uma empresa tendo como objectivo proporcionar recursos financeiros estáveis e duradouros às empresas. No caso concreto desta Sociedade de capital de risco, o seu público-alvo são empresas preferencialmente localizadas nos distritos de intervenção, essencialmente start-ups, spin-offs ou pequenos projectos de expansão de micro empresas.

Partilhar