Notícias

NERLEI elabora estudo sobre cursos tecnológicos

Tendo em conta a revisão curricular de 10 de Abril de 2003 efectuada ao nível dos cursos tecnológicos e a necessidade das escolas adequarem a sua oferta formativa às carências do tecido empresarial da Região, a NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria, efectuou um estudo junto das suas empresas associadas.

Com este trabalho a Associação pretende dar um contributo válido para uma adequação cada vez mais eficiente entre a formação disponibilizada pelas instituições de ensino da Região e o tecido empresarial.

O questionário foi aplicado a uma amostra de 90 empresas seleccionadas aleatoriamente entre os associados da NERLEI entre os dias 18 e 22 de Fevereiro.
A análise dos dados recolhidos revelou que os cursos de Informática, Administração, Marketing, Electrónica/Electrotecnia e Mecânica são os que se destacam como os de maior necessidade para as empresas dos concelhos de Batalha, Leiria, Marinha Grande, Pombal e Porto de Mós.

Segundo os empresários estes cursos, tendo em conta o nível do ensino secundário, são aqueles que melhor se adaptam às necessidades por elas sentidas.

No que se refere ao curso de Informática, as empresas com actividades nos sectores do comércio automóvel e máquinas agrícolas; na indústria de papel/vidro/ plástico; e nos sectores de cerâmica/moldes foram as que mais o apontaram como necessário.

Já o curso de Administração assume maior relevância nos sectores de vidro/papel/plástico; cerâmica/moldes; e automóvel, os mesmos que apontam o curso de Marketing como imprescindível.

Electrónica/Electrotecnia é apontado como importante pelas indústrias de vidro/papel/plástico e automóvel. Quanto ao curso de Design de Equipamento, as actividades das empresas que demonstraram maior interesse no mesmo, relacionam-se com a indústria de vidro/papel/plástico, cerâmica/moldes e mobiliário.

Curso de Mecânica era necessário

A grande maioria das empresas disponibilizou-se a acolher em estágio alunos destes cursos. Alguns dos empresários consideram que não estão aptos a receber estagiários, por falta de disponibilidade para a orientação e coordenação dos alunos, experiências anteriores negativas e desinteresse pela área dos cursos.

Durante os inquéritos efectuados foi apontado como necessário um curso que com esta revisão curricular foi eliminado do leque de opções de escolha – o curso de Mecânica.

Útil às empresas e às escolas

As empresas contactadas consideraram importante a iniciativa tomada pela Associação de as ouvir quanto às suas necessidades de formação.

As conclusões do estudo foram posteriormente disponibilizadas às escolas que o solicitaram para fundamentarem as suas candidaturas à abertura destes cursos para o ano lectivo de 2004/2005.

 

Partilhar