Notícias

NERLEI congratula-se com possibilidade de Politécnicos conferirem grau de doutor

A NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria congratula-se com a decisão do Governo, tomada hoje em Conselho de Ministros, em aprovar uma alteração legislativa que autoriza os Politécnicos a terem cursos que conferem o grau de doutor.

Jorge Santos, presidente da Direção da NERLEI, afirma que "a decisão é claramente positiva para a NERLEI e para os empresários da região de Leiria e dá-nos particular estímulo para investir ainda mais em investigação e tecnologia e assim aumentar o valor acrescentado dos nossos produtos e a competitividade das nossas empresas, da região e do País".

Recorde-se que esta era uma lacuna há muito identificada pela NERLEI no que há qualificação da região diz respeito. Reconhecendo há muito o bom trabalho do Politécnico de Leiria com a qualificação de pessoas e a sua forte ligação ao tecido empresarial, a Associação, que representa o tecido empresarial da região de Leiria, entendia que o facto de aquele não poder conferir doutoramentos, colocava em questão o futuro da Região no que respeita à competitividade. Facto, aliás, reconhecido pelo relatório da OCDE, que motivou estas alterações legislativas, quando alerta para o baixo número de doutoramentos em empresas que atualmente são desenvolvidos em Portugal.

A NERLEI considera, contudo, que este primeiro passo deverá ser complementado com medidas objetivas de fomento e facilitação da atividade científica desenvolvida em cooperação com o tecido empresarial.

Partilhar