Notícias

NERLEI CCI colabora com InPulsar para integração profissional de refugiados afegãos

Dando corpo ao seu lema de Agregar para Desenvolver a NERLEI CCI – Associação Empresarial da Região de Leiria/Câmara de Comércio e Indústria associou-se à InPulsar – Associação para o Desenvolvimento Comunitário no âmbito do projeto BARAKAT LEIRIA, para integração profissional de refugiados oriundos do Afeganistão.

De uma forma sucinta, o Barakat Leiria (“abençoada Leiria”) é um programa que foi especificamente desenhado para o acolhimento e integração de 16 jovens ativistas afegãos, na maioria universitários que eram trabalhadores/voluntários na mesma organização de luta pelos direitos humanos, em Cabul.

Estes 16 jovens encontram-se na cidade de Leiria desde fevereiro de 2023 e estão integrados neste projeto, cujas fases passam pelo desenvolvimento, reforço e consolidação das suas competências pessoais, emocionais e sociais, com vista à plena autonomia e integração na nossa sociedade. Para tal estão a ser trabalhadas, pela InPulsar, áreas como a integração cultural, aprendizagem da língua portuguesa, apoio psicológico, apoio legal e capacitação.

Atualmente, o grupo está distribuído por três casas em Leiria e a cumprir um plano de voluntariado em algumas organizações da comunidade. A integração profissional é uma das últimas fases de intervenção do projeto e, dada a atenção que a NERLEI CCI dedica às necessidades de recrutamento de recursos humanos qualificados, por parte das empresas da região, decidiu apoiar a InPulsar nesta tarefa.

Assim, se está aberto a receber algum destes jovens num estágio (práticas em contexto de trabalho), durante um período de 2 semanas, entre os meses de abril e maio, sem qualquer encargo, contacte-nos para gip@nerlei.pt.

A NERLEI CCI, através do seu Gabinete de Inserção Profissional, fará a devida articulação entre as competências de cada estagiário e as necessidades manifestadas pela empresa.

Partilhar