Notícias

NERLEI apoia 60 empresas portuguesas na conquista do mercado internacional

A história da NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria está, intrinsecamente, ligada ao apoio a pequenas e médias empresas nacionais, por forma a que estas se posicionem de uma maneira mais profícua no mercado internacional.

Nesse sentido, 2020 é, sem dúvida, um ano ímpar no percurso da Associação, enquanto organizadora da participação conjunta portuguesa na Ambiente, uma das maiores feiras mundiais da Fileira Casa. Neste contexto, ao vigésimo ano de organização da presença de empresas neste certame, a NERLEI dinamiza, pela primeira vez e em parceria com a AICEP, um stand de Portugal, sob a insígnia Made in Portugal Naturally. Este stand, localizado no hall 4.2 B67, de 112 metros quadrados, que será inaugurado no dia 7 de fevereiro, pelas 15h45, tem a curadoria do designer portuense Miguel Costa Cabral e tem como conceito subjacente a recriação de diversos ambientes de uma casa - cozinha, sala de estar e de jantar - que serão decorados com peças das empresas portuguesas presentes na edição deste ano da feira.

No total, estão contempladas as 60 empresas integradas no projeto conjunto da NERLEI, bem como outras 26 empresas nacionais que também estarão presentes na Ambiente 2020 a título individual. O objetivo desta ação é, além da promoção das empresas, mostrar a inovação, sempre ancorada na tradição portuguesa, dos produtos Made in Portugal.

A Fileira Casa Portuguesa, que inclui os setores do mobiliário, dos têxteis-lar, da iluminação e das utilidades domésticas, tem demonstrado uma importância vital para as exportações nacionais. Exporta para 187 mercados distintos e registou em 2018, um crescimento de 5% das exportações, face a 2017. O setor das Utilidades Domésticas, o mais representado na feira Ambiente e que integra a cerâmica decorativa e utilitária, vidros e cristais, louça metálica e cutelarias, entre outros, foi o que mais cresceu em exportações entre 2017-18, registando um aumento de 8,2%.

 


Sobre a NERLEI

Fundada em 1985, a Associação representa o tecido empresarial da Região de Leiria, em Portugal, e tem como missão principal prestar serviços úteis que contribuam positivamente para os resultados alcançados pelas empresas associadas, fortalecendo o tecido empresarial e promovendo o desenvolvimento económico e social da região de Leiria e, por essa via, de Portugal.

 

Sobre a AICEP

A aicep Portugal Global é uma entidade pública de natureza empresarial, vocacionada para o desenvolvimento de um ambiente de negócios competitivo que contribua para a globalização da economia portuguesa.

 

Sobre a Feira Ambiente 2020

Trata-se da maior feira internacional de artigos para a casa e para decoração de interiores. Dividida em três setores ("Dining", "Living" e "Giving"), a Feira Ambiente é o local onde, todos os anos, são apresentadas ideias de design inovador e inspirador, bem como novas tendências da fileira casa.

 

Sobre o projeto conjunto da NERLEI

Esta ação está inserida no Projeto International Business 2018-2020, promovido pela NERLEI, que tem como objetivo desenvolver e reforçar as capacidades das PME no domínio da internacionalização, contribuindo para o aumento da base e da capacidade exportadora e da visibilidade internacional das empresas nacionais. É financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, no montante de 4.143.791,02 euros, dos quais 2.244.254,22 euros são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

 

Partilhar