Notícias

NERLEI alerta empresas para o aumento dos custos da energia elétrica

Consciente do forte impacto que esta realidade terá na competitividade empresarial, a NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria vem alertar as empresas para os grandes aumentos de eletricidade que se estão a verificar e aconselha-as a procurarem soluções de renegociação dos contratos, que permitam minimizar este impacto na sua atividade.

Com grande preocupação, a NERLEI constata que apesar da “dita” liberalização do sector ter sido feita com a “promessa” de vir baixar os custos da energia elétrica, tal não se tem verificado, pelo contrário. Os aumentos que se têm registado provocam uma forte instabilidade na atividade empresarial, nomeadamente dos médios consumidores de energia, que têm grande importância na criação e manutenção de emprego.

Apesar de estarmos perante um mercado liberalizado, a Associação que representa o tecido empresarial da região de Leiria considera que o Governo deve avaliar a sua política energética e tomar medidas que garantam preços mais aceitáveis e estáveis para os consumidores nacionais, sobretudo para os empresariais, sob pena de, à partida, colocarmos em causa a desejada recuperação económica, apesar dos investimentos previstos no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência e também do novo quadro comunitário de apoios. Existem muitos factores que contribuem para formar o preço da energia, que podem ser alvo de um olhar mais atento do Governo, assim se queira garantir a competitividade das empresas.

Este alerta da NERLEI está em linha com a posição assumida pela CIP – Confederação Empresarial de Portugal, que emitiu também um comunicado sobre esta temática. Recorde-se que a NERLEI é uma das associações que integram a CIP, estando representada na sua Direção.

Para já, e para tentar minimizar os impactos negativos do aumento da eletricidade que se estão a verificar, a NERLEI disponibiliza-se para apoiar os seus associados a encontrar soluções para renegociar os contratos.

Partilhar