Notícias

Leiria no top cinco dos distritos com mais PME Excelência

Com 295 empresas distinguidas, o distrito de Leiria continua no top cinco dos distritos com mais PME Excelência, ao lado de Lisboa, Porto, Braga e Aveiro. A NERLEI endereça os parabéns a todas, em especial às suas associadas, estando disponível para apoiá-las.

Lista de empresas PME Excelência 2021 e Dashboard

A cerimónia que distinguiu a nível nacional 3881 empresas de vários sectores de atividade, realizou-se ontem, dia 14 de dezembro, numa Gala que decorreu este ano na Batalha, distrito de Leiria, numa organização do IAPMEI e do Turismo de Portugal.

A cerimónia foi presidida pelo Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, e contou ainda com a presença dos Secretários de Estado da Economia, Pedro Cilínio, e do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda.

As 3881 empresas agora distinguidas com o estatuto PME Excelência 2021 são responsáveis, em conjunto, por mais de 123 000 postos de trabalho.

No que se refere à distribuição setorial, o comércio com 1159 (29,9%) empresas e a indústria com 984 empresas (25,4%), são as atividades com maior representatividade no universo PME Excelência.

Logo a seguir, destacam-se o setor da construção e imobiliário (13,9%) com 541 empresas, o dos Serviços (13,8%) com 536 empresas e o setor do Turismo (12,1%) com 468 empresas distinguidas.

A maioria das PME Excelência 2021 são empresas de pequena dimensão. Do universo das 3881 empresas distinguidas este ano, 72,7% (2820) são pequenas, 21,4% (832) são médias e os restantes 5,9% (229) representam o segmento das microempresas.

As PME Excelência 2021, no seu conjunto, apresentaram, no exercício económico de 2020, um acréscimo de 6,8% nos resultados líquidos e de 13,2% no ativo líquido, tendo reforçado os capitais próprios em 17,6%. A autonomia financeira média destas empresas é de 61,7%. Num ano marcado pela incerteza e pela quebra na atividade económica global, é de salientar que as PME Excelência tenham aumentado o investimento e os capitais próprios, reforçando a sua estrutura financeira.

Os dados médios das PME Excelência 2021, apresentam, para os indicadores rendibilidade líquida dos capitais próprios e EBITDA/Ativo, os valores de 19, 2% e 18%, respetivamente, embora denotem uma ligeira erosão face ao ano anterior (em qualquer dos casos inferior a 2 p.p.).

Sobre o Estatuto PME Excelência

O estatuto PME Excelência é atribuído pelo IAPMEI e pelo Turismo de Portugal (no caso das empresas do Turismo) em parceria com um conjunto de bancos parceiros e as Sociedades de Garantia Mútua.

Trata-se de um selo de reputação que permite às empresas relacionarem-se com a sua envolvente - fornecedores, clientes, sistema financeiro e autoridades nacionais e regionais - numa base de confiança facilitadora do desenvolvimento dos seus negócios.

Para empresas exportadoras e com ambição internacional, o estatuto PME Excelência é particularmente relevante, constituindo um fator de diferenciação e uma garantia da solidez das empresas.

As PME Excelência são selecionadas pelo IAPMEI e pelo Turismo de Portugal, de acordo com critérios exigentes, a partir do universo das PME Líder, num justo reconhecimento do seu mérito e do seu contributo para os resultados da economia.

Partilhar