Notícias

IFRRU pode apoiar obras de reabilitação de instalações de empresas

Com uma capacidade de financiamento de 1.400 milhões de euros, o IFRRU 2020 é um instrumento financeiro que conjuga fundos europeus dos Programas Operacionais do PORTUGAL 2020, fundos do BEI (Banco Europeu de Investimentos) e do CEB (Banco Central Europeu) e, em igual montante, recursos da banca comercial, que, em 2018, já financiou projetos de 48 empresas.

Tem como objetivo de dinamizar os centros urbanos em todo o território nacional, nomeadamente através da fixação de pessoas e de atividades económicas, criadoras de emprego e de riqueza.

O IFRRU 2020 disponibiliza as condições mais favoráveis para a reabilitação integral de edifícios, incluindo as soluções integradas de eficiência energética.

Os empréstimos têm maturidades até 20 anos, em função da rentabilidade do projeto; períodos de carência equivalentes ao período do investimento + 6 meses (máximo 4 anos); taxas de juro abaixo das praticadas no mercado para investimentos da mesma natureza; sem exigência de um mínimo de capitais próprios; colaterais negociáveis com o banco, sendo em regra a hipoteca do imóvel a reabilitar. As garantias são concedidas através do sistema português de garantia mútua, para projetos de empresas que não dispõem de garantia bastante para acederem ao financiamento.

OPERAÇÕES A APOIAR:

  • Reabilitação integral de edifícios com idade > 30 anos (ou, no caso de idade inferior, com um nível de conservação <= 2 (Decreto-Lei266-B/2012, de 31/12)
  • Reabilitação de espaços e unidades industriais abandonadas

São financiáveis todas as despesas necessárias à reabilitação, incluindo a aquisição do imóvel a reabilitar e as medidas de eficiência energética.

O edifício tem de estar localizado numa Área de Reabilitação Urbana (ARU).

Sem períodos de candidatura pré-definidos, sem restrições ao número de pedidos de financiamento.

 

FOLHETO

 

MAIS INFORMAÇÕES AQUI

Partilhar