Notícias

IDDNET e StartUp Leiria unem esforços pelo empreendedorismo

A Incubadora IDDNET e a Aceleradora StartUp Leiria, referências incontornáveis do empreendedorismo e da inovação na região de Leiria, concretizaram a sua fusão oficial.

A escritura da fusão ocorreu no dia 30 de novembro de 2020, por incorporação da StartUp Leiria na IDDNET, mantendo-se a designação StartUp Leiria.

A união vai permitir aumentar, aprofundar e agregar serviços e competências nas áreas de empreendedorismo, aceleração, inovação tecnológica, social e territorial.

A missão mantém-se focada no apoio surgimento de startups e em acelerar a inovação em todo o tecido empresarial da região, que sai reforçado pela maior proximidade e interação entre organizações, empresários, especialistas e startups do nosso ecossistema. Os associados das duas entidades que agora se fundem estão convictos que com esta mudança “Leiria passa a ter mais condições para se afirmar como região de excelência e a presente fusão é um exemplo ao nível nacional, de cooperação e aproximação entre instituições”.

Eduarda Fernandes, presidente do Conselho de Administração da nova StartUp Leiria, considera que “As sinergias da criação de um projeto agregador, com uma gestão integrada de todo um conjunto de serviços de apoio ao empreendedorismo e inovação, permitirão posicionar Leiria como uma região ainda mais empreendedora, atraindo e retendo talentos e competências que a posicionará como uma das mais competitivas do país. A nova organização estará mais preparada para potenciar oportunidades de criação de valor e crescimento para empresas, empreendedores, inovadores e transformadores sociais, criando laços com instituições e investidores que potenciam o desenvolvimento sustentável e a transformação digital. Esta é a ambição e visão dos associados da nova StartUp Leiria, que une recursos e constitui uma equipa criativa e dinâmica, com uma vasta experiência de incubação, aceleração e networking para melhor apoiar os atores da região de Leiria. Juntamos pessoas, ideias, tecnologia e inovação para uma região mais forte e empreendedora!”

Recorde-se que a NERLEI foi associada fundadora das duas instituições que agora se fundem. Em relação à IDDNET a NERLEI foi mesmo a sua promotora já que a sua criação remonta a 2001, quando José Ribeiro Vieira, então presidente da Direção da NERLEI, decidiu promover um Plano Estratégico para a Criação de um Centro de Competências de Leiria. A Missão do Centro era promover o desenvolvimento tecnológico e o rejuvenescimento do tecido empresarial da região de Leiria, através da prestação de serviços de conteúdo científico e tecnológico de elevado valor acrescentado, em áreas selecionadas e de apoio à constituição, instalação e desenvolvimento de novas empresas de base tecnológica e para isso iria prestar serviços nos domínios da investigação & desenvolvimento, transferência de competências e boas práticas e consultoria e incubação de empresas. Já nesta altura a intenção da NERLEI era que a dinamização deste projeto ficasse “a cargo de uma entidade que envolva os parceiros e outros interessados que possam contribuir para a realização da sua missão”. Do Plano Estratégico desenvolvido pela NERLEI resultou, em abril de 2003, uma candidatura a fundo comunitários para implantação na Região de uma infraestrutura ligada ao empreendedorismo: a Incubadora de Empresas de Leiria. A 7 de julho de 2004 foi criada a associação que iria gerir a Incubadora de Empresas de Leiria: Incubadora D. Dinis – Associação para o Desenvolvimento do Empreendedorismo, ficando os actos de gestão corrente assegurados por uma Comissão Instaladora até 19 de maio de 2005, quando foram eleitos os primeiros órgãos sociais. A 1 de julho de 2005 foi celebrada a escritura do terreno para construção do atual edifício da IDDNET, onde a mesma começou a sua atividade em outubro de 2008, há 12 anos.

Partilhar