Notícias

Governo anuncia medidas de apoio às empresas e trabalhadores a propósito do COVID -19

Para mitigar o impacte económico da epidemia do COVID 19 e diminuir o esforço de tesouraria das empresas nos próximos meses, o Governo apresentou aos parceiros sociais um conjunto de medidas, abrangendo as seguintes áreas: apoio à tesouraria das empresas e trabalho e segurança social.

Entre as medidas comunicadas aos parceiros, o Governo anunciou a duplicação de 100 para 200 milhões de euros da linha de crédito para apoio à tesouraria das empresas. Também o pagamento dos incentivos no quadro do Portugal 2020 será efetuado no mais curto espaço de tempo possível, a título de adiantamento.

O Governo definiu ainda um regime de lay-off simplificado para as empresas que vejam a sua atividade severamente afetada devido à epidemia, por via do qual os trabalhadores terão a garantia de retribuições ilíquidas equivalentes a dois terços do salário até 1905 euros, 30% suportado pelo empregador e 70% pela Segurança Social, até um máximo de seis meses.

Tal como já está previsto desde a semana passada, os trabalhadores que fiquem em situação de isolamento profilático terão direito a receber 100% da remuneração de referência.

Conheça todas as medidas anunciadas pelo Governo, para mitigar o impacto económico da epidemia e diminuir o esforço de tesouraria das empresas, clicando AQUI.

A NERLEI está disponível para dar todo o apoio aos Associados, quer no esclarecimento das questões que possam surgir, quer na ligação com as entidades públicas responsáveis.

Partilhar