Notícias

Empresas podem concretizar a sua responsabilidade social associando-se à Jornada Mundial da Juventude

No próximo verão irá decorrer em Lisboa a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) um evento que prevê reunir 1 milhão de jovens, entre 1 e 6 de agosto de 2023 que contará com a presença do Papa Francisco. Na semana anterior, de 26 a 31 de julho, a diocese de Leiria-Fátima prevê acolher 10.000 desses jovens para uma experiência de partilha humana, cultural e espiritual no seu território.

Serão grupos de jovens provenientes dos cinco continentes, que ficarão alojados em famílias de acolhimento e espaços coletivos, com a colaboração de várias entidades públicas e privadas. A diocese e as paróquias terão como responsabilidade toda a organização logística desde os transportes, ao alojamento e às refeições e para tal precisam de recursos.

Neste contexto, a Direção da NERLEI sensibiliza os seus associados para se associarem a este evento, já que é uma excelente oportunidade para a concretização da responsabilidade social das empresas para com a sociedade civil. Será um evento de dimensão internacional que comunicará com toda a comunidade, particularmente com jovens portugueses e estrangeiros.

Mediante algumas condições, os donativos concedidos à Fundação JMJ-Lisboa 2023, em dinheiro ou em espécie, poderão ser considerados gasto do período para efeitos de IRC e da categoria B do IRS, tendo uma majoração de 40%, aplicando-se o previsto nos artigos 61º a 66º do Estatuto dos Benefícios Fiscais.

No caso dos donativos concedidos a título particular/individual (em dinheiro ou espécie) o recibo, previsto no artigo 66º do Estatuto dos Benefícios Fiscais, pode ser emitido pela XIS-Associação de Jovens da Diocese de Leiria-Fátima, sendo que não existe qualquer majoração do donativo.

A organização local da JMJ está a cargo do Comité Organizador Diocesano (COD), sob a responsabilidade do padre André Batista e tem a sua sede no Seminário Diocesano de Leiria, com os contactos 964 881 054 | jmj@leiria-fatima.pt disponível para responder a qualquer questão.

O apoio pode ser também oferecido às instâncias locais ou paroquiais que irão acolher os jovens durante estes dias.

 

Partilhar