Notícias

Em 2012 o impacto do IPLeiria na região foi de 170 milhões de euros

O estudo "Caracterização Socioeconómica e Análise do Impacto do IPLeiria 2012" elaborado pelo Centro de Investigação em Políticas e Sistemas Educativos do Instituto Politécnico de Leiria (CIPSE/IPLeiria) concluiu que o "impacto total do IPL na região onde está inserido, englobando o impacto directo, indirecto e induzido ...foi de 171,7 milhões de euros".

Considerando que o orçamento transferido pelo Estado para o IPL em 2012 foi de 21,3 milhões de euros, o estudo considera que "por cada euro gasto pelo Estado no financiamento do IPL, gerou-se um nível de atividade económica nos concelhos de Leiria, Caldas da Rainha e Peniche... de 8,07€". Este impacto económico tem um peso de 5,98 por cento no PIB destes concelhos, está associado à criação de 6321 empregos, que representam 6,27 por cento da população ativa dos concelhos em que o IPL se localiza.

O estudo conclui ainda que a 50,7 por cento dos docentes possui doutoramento e 38 por cento possuem no mínimo o grau de mestre. O gasto médio mensal por cada aluno que mudou de residência para estudar no IPL é de 508,8€, maioritariamente em propinas, taxas, transportes, alojamento e alimentação.

Partilhar