Notícias

Ecossistema da IDDNET gera um volume de negócios de mais de 21 milhões de euros

Com 37 empresas incubadas

 

Em dezembro de 2015 estavam sediadas na IDDNET 37 empresas, 70 por cento da área das tecnologias da informação e comunicação.

Estas empresas representam um volume de negócios de 21 milhões de euros, 42 por cento dos quais destinados a exportação, e 108 postos de trabalho.

30% das empresas incubadas tinham mais de 10 colaboradores. Em comunicado a IDDNET afirma que este é "um dado a reter, pois está muito acima da média nacional (3,6% das empresas em Portugal empregam mais de dez pessoas)".

A criação de um ecossistema que acelere e consolide o crescimento das empresas é missão das incubadoras. Os resultados de 2015 da IDDNET "ilustram o impacto positivo da sua ação na comunidade assim como a importância das incubadoras para a fixação de riqueza e de recursos qualificados nas regiões".

A IDDNET (Incubadora D. Dinis) é uma associação sem fins lucrativos criada em julho de 2004 pela NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria, pelo Politécnico de Leiria e pela Câmara Municipal de Leiria, em colaboração com o Instituto Pedro Nunes. A sua missão é promover o empreendedorismo, a inovação e as novas tecnologias e dar o seu contributo na criação e consolidação de novos projetos de negócio.

 

Smartidiom: um caso de sucesso

Smartidiom, empresa de serviços linguísticos, é um exemplo de sucesso dos ecossistemas de incubação.

A empresa, fundada em 2012, conta, neste momento, com 22 colaboradores. Em 2015 duplicou o volume de negócios em relação ao ano anterior, tendo aumentado as suas vendas em 102 por cento. "Para a consolidação deste crescimento muito contribuiu a abertura dos novos escritórios do Porto, em 2015, e de Lisboa, em 2016".

A Smartidiom presta serviço em mais de cem idiomas, tendo como áreas de especialização o marketing e publicidade, TI e software, telecomunicações, construção, energia e ambiente. A empresa conta com importantes marcas nacionais e internacionais na sua carteira de clientes, tais como Panidor, Roca, BMW Portugal ou IKEA.

 

Partilhar