Notícias

ECO STARTUP leva jovens empreendedores a procurar soluções para “problemas” da SIRPLASTE

Integrada na atividade Capacitação Imersão em Contexto Empresarial, do projeto ECO STARTUP, decorreu na tarde do dia 24 de março, na empresa SIRPLASTE – Sociedade Industrial de Recuperados de Plástico, SA, uma sessão que contou com a participação de jovens estudantes do Politécnico de Leiria.

Esta sessão teve como objetivo potenciar a resolução de problemas no domínio da Eco-economia, apresentados previamente pela SIRPLASTE, sendo os alunos desafiados a encontrar soluções para as seguintes problemáticas reais:

  • Variabilidade dos lotes;
  • Identificação e propostas para os constrangimentos ou gargalos no mapa de fluxo de valor;
  • Tempo de carregamento de camiões e contentores;
  • Alto volume de material para aterro;
  • Alto volume de material para valorização energética;
  • Rotatividade na indústria de reciclagem;
  • Constrangimentos e indisponibilidade de mão-de-obra técnica na indústria;
  • Nível de humidade em produtos acabados

A abertura da sessão foi realizada por Luis Silva, Gestor de R&D da empresa, que fez uma breve apresentação da empresa e dos desafios que propuseram aos alunos. De seguida Paulo Sobreira, responsável pelo Departamento de Apoio Técnico e Associativismo da NERLEI, apresentou o projeto Ecostartup, da qual a NERLEI é líder, estimulando a curiosidade dos potenciais jovens empreendedores para as futuras atividades do projeto de fomento ao Eco-empreendedorismo. Seguiu-se uma visita aos laboratórios e à área de operação da empresa.

Por fim, o consultor Adriano Fidalgo, da Astrolábio - Orientação Estratégica SA, dinamizou a sessão de trabalho, apresentou a análise das tendências desafios e oportunidades colocadas ao Eco-empreendedorismo, explicou os conceitos de gestão e expôs os problemas identificados pela SIRPLASTE. Sob a orientação e mentoria de suporte de Adriano Fidalgo os alunos foram distribuídos em grupos e realizaram assim uma simulação prática de preenchimento do Modelo de Negócio Lean Canvas. No final da sessão, cada grupo teve oportunidade de fazer um Pich Informal de Apresentação Solução/Modelo de Negócio expondo desse modo à SIRPLASTE as respetivas soluções e vantagens associadas às mesmas, para cada problemática.

Partilhar