Notícias

A Eclo lança o mais pequeno registador de humidade e temperatura do mundo

A Eclo, uma jovem empresa portuguesa de I&D+i na área da electrónica, anuncia o lançamento comercial do Hygrochron®, o mais pequeno registador de humidade e temperatura do mundo.

Este equipamento, ou “data logger”, comercializado pela Eclo, permite registar, em simultâneo, humidade e temperatura durante o transporte e armazenamento de bens sensíveis a estas variáveis, tais como produtos alimentares, químicos, farmacêuticos, estudos de caracterização ambiental e outros processos industriais. Este sistema vem satisfazer, entre outras, as necessidades das empresas e consumidores ao nível da segurança alimentar, apresentando uma solução com características tecnológicas avançadas de elevada fiabilidade e baixo custo.

O Hygrochron® (sensivelmente do tamanho de uma moeda de 10 cêntimos) é colocado na embalagem do produto e, em intervalos programados, regista a humidade e temperatura desse instante. Ao chegar ao destino, ou em qualquer ponto intermédio, é possível verificar se a humidade ou a temperatura excederam, em algum momento, os limites programados, bem como todo o histórico de registos. Esses registos podem posteriormente ser impressos, analisados ou armazenados através de um software específico, facilitando a sua utilização em Sistemas HACCP, Gestão de Qualidade e outros.

O sensor é constituído por um sofisticado conjunto de electrónica de controlo, memória, relógio e bateria que permite o seu funcionamento autónomo. É alojado num pequeno invólucro de aço inoxidável, resistente a choques, humidade, líquidos e outras agressões. Está disponível na gama de humidade 0% a 100% de humidade relativa e temperatura -20°C a 85°C; com uma resolução de 0,6%HR ou 0,04%HR e 0,5ºC ou 0,0625ºC. Cada sensor possui um número de identificação único que permite identificá-lo de forma inequívoca.

Encontram-se também disponíveis, a partir deste momento, novos membros da família Thermochron®, para gamas de temperatura de -5ºC a +26ºC, com resolução de 0,125ºC; e de -40ºC a +85ºC, com resolução de 0,5ºC ou 0,0625ºC.

Todos estes sensores são compatíveis com o ExpressThermo™, o software de exploração desenvolvido pela Eclo, que permite efectuar a programação, controlo e leitura dos registos bem como analisar os dados.

A utilização destes registadores permite abandonar os tradicionais, trabalhosos e pouco fiáveis métodos de monitorização e registo, aumentando consideravelmente o grau de qualidade e confiança nos processos críticos de transporte e armazenamento. Vem também dar resposta às crescentes preocupações em segurança alimentar que têm surgido a nível mundial e na Europa em particular, existindo directivas e legislação que obrigam à implementação de sistemas de controlo e ao cumprimento de determinadas normas e procedimentos relativamente à monitorização de temperatura.

Acerca da Eclo
A Eclo é uma jovem empresa portuguesa de I&D+i que concebe, desenvolve e fabrica sistemas integrados na área da monitorização de temperatura e humidade. Iniciou a sua actividade há um ano, está sedeada em Leiria – Portugal e conta com uma equipa de 4 colaboradores.

A sua linha de produtos destina-se principalmente aos mercados de transporte e armazenamento de produtos alimentares, análises, produtos farmacêuticos, produtos químicos e sangue. São uma ferramenta essencial em sistemas HACCP, Gestão de Qualidade e outras aplicações onde é necessário monitorizar grandezas como a temperatura e a humidade.

É a única empresa em Portugal e Espanha a trabalhar com os sensores Thermochron® que possui o estatuto de Authorized Solutions Developer (ASD) atribuído pela Dallas Semiconductor Inc., empresa com a qual mantém uma estreita parceria tecnológica.

Partilhar