Notícias

Distrito de Leiria tem 176 PME Excelência

As 176 empresas PME Excelência do distrito de Leiria são responsáveis por 5.737 postos de trabalho e um volume de negócios superior a 793 milhões de euros, dos quais cerca de 40% tem como destino a exportação, num valor total de 314 milhões de euros.

A maioria das PME Excelência, que se destacaram pelos melhores desempenhos económico-financeiros e de gestão, desenvolvem a sua atividade nos setores da Indústria (40,3%), do Comércio (27,8%) e do Turismo (13%).

Em Leiria, as PME Excelência são maioritariamente empresas de pequena dimensão (131), correspondendo a 74% do total. Já as empresas de média dimensão (39) representam 22% e as microempresas (6) representam 4% deste universo.

As empresas do distrito de Leiria registaram uma taxa de crescimento do volume de negócios de 20%, e têm um ativo líquido global de aproximadamente 713 milhões de euros. As PME Excelência 2018 apresentaram ainda uma autonomia financeira média de 60,6% e níveis de rendibilidade dos capitais próprios de 24%.

Esta iniciativa do IAPMEI, que este ano distingue 2.378 empresas em todo o País, foi criada com o objetivo de premiar as PME nacionais, que se evidenciam pela qualidade dos seus desempenhos económico-financeiros e se mostram capazes de atingir altos padrões competitivos.

De acordo com Nuno Mangas, Presidente do IAPMEI, "as PME Excelência são empresas financeiramente robustas, que apresentam um elevado padrão competitivo, assente em estratégias de inovação e internacionalização, desempenhando um papel de grande relevância ao nível do emprego e do desenvolvimento local e regional. Para o IAPMEI e para o País, é um orgulho verificar o crescimento e notoriedade que este Estatuto tem vindo a conquistar entre as empresas portuguesas."

Partilhar