Notícias

D2IN trouxe a Leiria entidades de três países para promover interação direta entre tecido empresarial e instituições de ensino superior

Entre 10 e 12 de abril de 2019, no âmbito do projeto D2IN - Double Degrees para a Investigação, Inovação e Internacionalização da Região de Leiria, estiveram em Leiria representantes do Brasil, Espanha e Panamá.

Nesta iniciativa, organizada pela NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria e pelo Politécnico de Leiria participaram: a Federação das Indústrias do Estado do Ceará, o Centro Industrial do Ceará, e a Universidade Estadual Paulista, que vieram do Brasil; a Confederação Regional Empresarial Extremeña e a Universidad de Extremadura, de Espanha; e a Universidade Tecnológica do Panamá, a Panacamara - Camara de Comercio, Industrias e Agricultura do Panamá e o CoNEP - Concejo Nacional de la Empresa Privada, do Panamá.

O objetivo desta Missão Inversa foi promover a interação direta entre as associações empresariais e instituições de ensino superior destes países, com os promotores do projeto D2IN. No decorrer da ação os representantes convidados estiveram em contacto direto com a região, com a NERLEI, com o Politécnico de Leiria e com o tecido empresarial. Foram realizadas visitas a Escolas e Centros de Investigação do Politécnico de Leiria e algumas empresas associadas da NERLEI: NigelDRT Moldes e SOCEM, que se destacam pela sua atividade internacional, ambiente multicultural e cultura de inovação e desenvolvimento.

Após a Missão Inversa, que terminou ao fim da manhã do dia 12, as entidades convidadas mantiveram-se em Leiria para participar no seminário de encerramento do projeto D2IN, que começou às 15h, do dia 12.

 

 

 

Durante o seminário foram assinados protocolos de colaboração entre a NERLEI e:

  • Camara de Comercio, Industrias e Agricultura do Panamá;
  • Consejo Nacional de la Empresa Privada do Panamá
  • Federação das Industraiss do Estado do Ceará

E entre o Politécnico de Leiria e:

 

  • Universidade Estadual Paulista
  • Universidad Tecnologica de Panamá

Foram ainda entregues os prémios por boas práticas de integração nos quadros das empresas de estudantes internacionais e na aculturação das empresas para o mercado internacional. Foram distinguidas:

  • Grupo Electrofer - Prémio Internacionalização e Multiculturalidade
  • Grupo DRT - Prémio de Boas Práticas na Integração
  • Latourrette Consulting - Prémio Mercados Globais

O projeto D2IN tem como objetivo atualizar conhecimentos e apoiar e melhorar o processo de internacionalização das empresas através de uma metodologia multicultural training experience com a concertação de alianças estratégicas entre a NERLEI e o Politécnico de Leiria. É financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Regional do Centro - SAAC - Sistema de Apoio a Ações Coletivas - Internacionalização, no montante de 233.253,13 euros, dos quais 198.265,16 euros são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Partilhar