Notícias

CRVCC regista 950 inscritos

Completo, em final de Julho, um ano de actividade do CRVCC – Centro de Reconhecimento Validação e Certificação de Competências da NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria, regista-se um total de 950 adultos inscritos, sendo que 484 já iniciaram o processo de reconhecimento, validação e certificação de competências e 121 já viram as suas competências validadas e certificadas com o 6º e 9º ano.

O grande objectivo da NERLEI com este serviço é contribuir para elevar o nível de qualificação dos recursos humanos da Região e em particular da mão-de-obra das empresas. Daí que, desde o início do funcionamento do CRVCC, tenha sido efectuada uma forte divulgação junto das empresas da Região que aderiram em força. A demonstrar este interesse está a grande quantidade de empresas e instituições que têm um elevado número de colaboradores inscritos, que vão desde o próprio empresário, até encarregados gerais e outros colaboradores. Esta é a prova da utilidade que os adultos vêem neste processo que lhes dá a oportunidade de acrescentar valor à sua carreira e currículo funcionando, em simultâneo, como um estímulo para continuarem o seu processo de enriquecimento formativo pela vida fora.

A maioria dos adultos inscritos no CRVCC da NERLEI é do sexo feminino. A idade média é de 38 anos, sendo que o escalão etário entre os 31 e os 42 anos regista 441 inscritos, dos 43 aos 55 anos, existem 242 adultos, e dos 56 aos 68, 38.

No que respeita ao nível de escolaridade dos inscritos, a grande maioria (71,37 por cento) possui a equivalente ao 6º ano. Com o 1º ciclo (4º ano de escolaridade) completo registam-se 27,58 por cento dos adultos e apenas 1,05 por cento possui o 1º ciclo do ensino básico incompleto.

Apesar de grande parte dos inscritos ser residente no concelho de Leiria (410), Alcobaça (263), Porto de Mós (72), Marinha Grande (66), Nazaré (38) e Batalha (32) existem depois adultos um pouco de toda a Região que procuram o CRVCC da NERLEI.

Para responder à grande procura deste serviço o CRVCC da NERLEI tem uma equipa de trabalho composta por sete pessoas - uma coordenadora, duas formadoras, três profissionais de reconhecimento e validação de competências e uma administrativa - que asseguram o horário alargado do Centro entre as 9 e as 22 horas.

Com o objectivo de responder às solicitações e de se aproximar do seu público-alvo, esta equipa presta este serviço tanto no Edifício NERLEI e delegações da Associação em Alcobaça e Porto de Mós, como nas próprias instalações das empresas ou instituições ou em qualquer outro local desde que reúna as condições adequadas.

O CRVCC está direccionado para adultos com idade superior a 18 anos que não tenham concluído o 3º ciclo (9º ano de escolaridade).

Partilhar