Notícias

Banco de Portugal reformula a informação online sobre as empresas não financeiras

Os Quadros do Setor e Quadros da Empresa e do Setor do Banco de Portugal são, agora, mais interativos e mais fáceis de consultar.

A nova ferramenta disponibilizada permite aos utilizadores analisarem graficamente os principais resultados publicados, exportarem para Excel os dados e descarregarem um relatório com um conjunto alargado de indicadores sobre as empresas portuguesas.

Os novos quadros, que incorporam já a informação relativa a 2017, apresentam os indicadores organizados por temas, permitindo uma análise sob o ponto de vista, por exemplo, da rendibilidade, do financiamento ou da liquidez, para um período de cinco anos.

De referir que os Quadros do Setor incluem um conjunto de indicadores económico-financeiros sobre as empresas portuguesas. Estes Quadros são apresentados por setor de atividade económica e por classe de dimensão, e incluem também alguns rácios de outros países europeus para cada setor de atividade.

Os Quadros da Empresa e do Setor, que podem ser consultados gratuitamente pelas empresas, mediante autenticação no site do Banco de Portugal, permitem aos gestores comparar o desempenho da sua empresa com o das empresas do mesmo setor e da mesma classe de dimensão. Nos novos quadros é ainda possível fazer a comparação com outros setores de atividade e/ou classes de dimensão, se as empresas assim o pretenderem.

Vídeo tutorial sobre os novos Quadros do Setor

Partilhar