Notícias

As artes de Leiria dão luta ao cancro em evento solidário

No próximo dia 23 de fevereiro, sexta-feira, às 21h30, no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, realiza-se o evento solidário "Reagir 2018 - As artes de Leiria dão luta ao cancro", onde se reunirão em palco vários artistas leirienses.

"Reagir 2018 - As artes de Leiria dão luta ao cancro" é uma iniciativa do Hospital de Dia e do Serviço de Oncologia do Centro Hospitalar de Leiria que pretende neste mês de fevereiro levar a cabo diversas iniciativas para poder realçar todo um percurso no combate a esta doença, e ao qual a NERLEI se associou, a convite do Centro Hospitalar de Leiria, por se tratar de uma excelente oportunidade para intervenção na comunidade e de promoção da saúde.

Integrada nesta realização evocativa merecem destaque as iniciativas de informação e esclarecimento à população e as de sensibilização para a prevenção e deteção precoce do cancro.

À semelhança dos restantes países europeus, temos assistido em Portugal a um aumento progressivo do número de novos casos de cancro, mas graças à rápida evolução dos tratamentos oncológicos, prevenção e deteção precoce, a sua cura e a sobrevivência com qualidade de vida é uma realidade cada vez mais evidente.

A prevenção primária (promoção de comportamentos saudáveis e vacinação) e a prevenção secundária (diagnóstico precoce, por exemplo através da adesão aos programas de rastreio), são as medidas mais eficazes para reduzir a incidência do cancro ou aumentar a taxa de sucesso do tratamento.

A presença deve ser confirmada até ao dia 16 de fevereiro de 2018, para o endereço eletrónico: secca@chleiria.min-saude.pt , ou através dos telefones 244 817006 ou 244 817070.

Partilhar