Notícias

4 empresários e 17 empresas distinguidos nos 33 anos da NERLEI

O ponto alto das comemorações do 33º aniversário da NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria, que se realizaram terça-feira, dia 26, foi a atribuição de "Prémios Carreira" a 4 empresários, sócios-gerentes ou administradores, de empresas associadas, com 80 ou mais anos de idade, que mantém vínculos a estas, ainda que já não tenham funções executivas; e do "Prémio Empresa Sustentável" a 17 empresas associadas com 50 ou mais anos de atividade.

Amado Elias Tomaz, fundador e administrador da associada NERLEI nº 27 Labeto - Centro de Análises Bioquímicas, SA; Carlos Gomes Vieira, administrador da associada nº 31 Ascendum, SA; Manuel Barbeiro Costa, fundador e administrador da associada NERLEI nº 1182 Respol - Resinas, SA; e Franklim Silva Mendes, a título póstumo, fundador, sócio-gerente e diretor técnico da empresa associada nº 1364 Fátima Expresso - Agência de Viagens e Turismo, Lda foram os 4 empresários distinguidos com o "Prémio Carreira".

Em 2018 a NERLEI também quis premiar a sustentabilidade, a resiliência e a capacidade de adaptação a novos contextos macroeconómicos. Quis destacar as empresas associadas que se mantêm inovadoras, que continuam a criar emprego, a conquistar novos mercados, a gerar riqueza e a fazer crescer a região e o País. Por isso, foram distinguidas com o "Prémio Empresa Sustentável" as empresas associadas com 50 ou mais anos de atividade:

Americana - Papelaria, SA
Ascendum, SA
Baquelite Liz, SA
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Leiria, CRL
Crisal - Cristalaria Automática, SA
Diamantino Malho & Cª, Lda
Faplana - Fábrica de Plásticos de Leiria, SA
Faria e Irmão, Lda
Gallo Vidro, SA
J. Pereira da Cruz, SA
Luz, Costa & Rodrigues, Lda
Manulena - Fabricação de Ceras e Velas, Lda
Molde Matos, SA
Plásticos de Santo António, Lda
Plastidom - Plásticos Industriais e Domésticos, S.A
Schaeffler Portugal, Unipessoal, Lda
Umbelino Monteiro, SA

Os mais de 200 participantes nesta comemoração tiveram ainda a oportunidade de ouvir a intervenção do orador convidado, o advogado e político, Luís Marques Mendes, que falou sobre "Competitividade - Uma Estratégia para um Crescimento Sustentado".

Na intervenção de boas-vindas, o presidente da Direção da NERLEI, justificando a não comemoração do aniversário da Associação em 2017, relembrou a tragédia dos incêndios do Norte do Distrito de Leiria e conclui afirmando que "é necessário que todos passemos a olhar para o nosso País de forma mais abrangente. O nosso país não se pode desenvolver se continuarmos a cavar o grande fosso existente entre litoral e interior. Um território só se torna atrativo para o investimento e pessoas se for competitivo. Por isso temos que ser mais pró-ativos e criativos na identificação e/ou criação e também na promoção desses fatores de competitividade distintivos de cada território.

Referindo que "Em Leiria estamos a dar um grande contributo para o desenvolvimento do país", Jorge Santos realçou alguns indicadores como as exportações, o emprego e o valor acrescentado bruto do distrito. O presidente da Direção da NERLEI, terminou destacando dois projetos estruturantes para a região: a abertura da Base Aérea de Monte Real à Aviação Civil e a evolução do Politécnico para Universidade Politécnica.

Durante as comemorações do 33º aniversário da NERLEI foi ainda apresentado e entregue o Prémio de Investigação Centro Hospitalar de Leiria - José Ribeiro Vieira.

Partilhar