Link Lusa

 

 

 

PROJETO LINK LUSA

 

Projeto n.º CENTRO-02-0752-FEDER-000021

Programa Operacional Regional do Centro - SAAC - Sistema de Apoio a Ações Coletivas - Internacionalização

 

Custo elegível total aprovado: 239.573,46 euros

Financiamento proveniente do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional: 203.637,44 euros

Localização geográfica: o projeto foi desenvolvido nas NUTS II Centro

Prazo de execução: 01/06/2016 a 28/02/2019

 

Síntese do projeto:

O Projeto Link Lusa pretendeu capitalizar o potencial das comunidades emigrantes e luso-descendentes no âmbito da internacionalização das empresas nacionais, através da criação de uma rede de Agentes Exportadores (personalidades relevantes nas comunidades emigrantes que sejam agentes facilitadores de contactos e troca de informações nas exportações).

Com esse objetivo foram desenvolvidas diversas ações no sentido de criar mais informação que facilite o acesso a mercados internacionais, aproveitando o potencial das comunidades emigrantes. Foi igualmente criada uma rede colaborativa em larga escala para potenciar as exportações para países com fortes comunidades emigrantes portuguesas.

 

Objetivos estruturais:

  • Ampliar o conhecimento de mercados significantes para a diáspora portuguesa;
  • Aumentar o nível de informação económica disponível no âmbito da internacionalização;
  • Criar condições de maior abertura dos canais de exportação.

 

 

Principais ações desenvolvidas:

 

  • Plano de Análise das Comunidades Portuguesas:

- Estudo sobre o impacto das comunidades emigrantes nas exportações;

- Diagnóstico e análise de informação sobre comunidades portuguesas residentes nos países de destino;

- Estudos de mercado para a exportação com identificação das comunidades portuguesas em França, Suíça, Reino Unido e Alemanha;

- Guia do exportador.

 

  • Plano de divulgação e apoio ao exportador:

- Deslocações a França (Paris e Nice), Suíça (Genebra, Lucerna e Zurique), Reino Unido (Londres) e Alemanha (Colónia) para realização de reuniões com as comunidades emigrantes e luso-descendentes;

-  Ação de promoção internacional - 10 de junho junto da comunidade portuguesa na Alemanha;

- Seminário de abertura do projeto: "A Importância da Diáspora como ativo estratégico para a promoção das exportações;

- Tour Link Lusa Leiria;

- Tour Link Lusa Alcobaça;

- Tour Link Lusa Pombal;

- Fórum Link Lusa

 

  • Divulgação e disseminação do projeto:

- Vídeo promocional;

- Criação de imagem institucional do projeto, logótipo, flyers, newsletter e brochura;

- Social media marketing - criação de página no Facebook e no Linkdin

 

 

  • Atividades de avaliação e acompanhamento

- Relatórios de avaliação periódica, relatório final e e-book com a avaliação final do projeto

 

 

Indicadores alcançados:

  • 5 ações de promoção externa;
  • 5 acordos de colaboração;
  • 100% das PME utilizaram e consideraram útil a informação disponibilizada no âmbito do projeto.

 

 

 

Aceda à Central Digital  AQUI

 

Linkedin do projeto

 

Filme promocional da região desenvolvido