Notícias

Visita organizada pela NERLEI abre perspectivas de cooperação

A visita de uma comitiva polaca à Região organizada pela NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria, que teve lugar no dia 1 de Fevereiro, deixou perspectivas de cooperação entre empresas daquele país e da Região.

Na sequência desta deslocação, foi solicitado à NERLEI que desenvolva contactos com empresas de moldes da Região que possam estar interessadas numa parceria com uma empresa polaca ligada ao sector dos plásticos. O objectivo desta parceria é a remodelação da unidade existente na Polónia e a abertura de uma nova unidade de produção na Ucrânia.

Esta é uma das primeiras perspectivas de cooperação entre empresas polacas e da Região de Leiria que surge no âmbito do projecto Investir na Polónia, no qual a NERLEI está a colaborar com a Comissão de Coordenação da Região Centro (CCRC). Financiado pela representação da Comissão Europeia em Portugal este projecto tem como objectivo ajudar as médias empresas portuguesas a enfrentar os desafios que se lhe colocam com o alargamento da União Europeia.

O programa foi iniciado no dia 31 de Janeiro com um seminário onde foram abordadas as oportunidades de internacionalização das empresas portuguesas numa das regiões polacas, tendo prosseguido no dia seguinte com visita à Região de Leiria para conhecer as empresas Vicrimag e Tosel, o CENTIMFE - Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos e o Museu do Vidro.

Ainda no âmbito deste projecto será realizada uma missão empresarial à Polónia, durante sete dias à região de Podkarpackie, a realizar em Março do corrente ano. Esta missão incluirá visitas à maior feira da região \"Home Building 2003\", a empresas e a câmaras de comércio.

Partilhar