Notícias

União Europeia aprova projeto de investimento de 1,78 milhões de euros na Sound Particles

A Sound Particles, empresa com origem em Leiria, acaba de ser selecionada para receber um subsídio europeu no valor de 1,25 milhões de euros, cobrindo 70 por cento de um projeto total de 1,78 milhões de euros.

O projeto da Sound Particles, agora distinguido pela União Europeia, incluiu um plano para desenvolver uma versão mais abrangente do seu software de som, bem como várias iniciativas que visam o desenvolvimento de novos negócios e segmentos de mercado.

O financiamento foi atribuído no âmbito do programa SME Instrument - Fase 2, uma iniciativa da Comissão Europeia de apoio à investigação e desenvolvimento com vista a lançar empresas altamente inovadoras no caminho da comercialização à escala mundial.

O programa H2020 da UE é o maior e mais prestigioso do mundo no que toca ao financiamento da ciência e inovação. A Fase 1 do SME Instrument oferece um financiamento da UE no valor de 50.000€ para preparar a demonstração internacional da viabilidade dos produtos e o financiamento da Fase 2, que é notoriamente difícil de se obter, serve para a expansão mundial da empresa conjunto com investimento de capital de risco.

Sendo um programa altamente competitivo, no passado apenas 12 empresas portuguesas foram selecionadas para receber este financiamento. Na edição deste ano a Sound Particles fez parte de um grupo de seis empresas portuguesas a receberem fundos desta natureza, sendo a primeira do distrito de Leiria.

Nuno Fonseca, fundador e CEO da Sound Particles comentou que: "Com este financiamento, com o reconhecimento de um programa deste prestígio, e com o apoio contínuo da Indico Capital, pretendemos acelerar a conclusão de uma nova e ambiciosa etapa de desenvolvimento da nossa plataforma."

Stephan Morais, Managing General Partner da Indico, referiu que: "Estamos muito felizes por ter uma participada reconhecida neste exigente programa Europeu, o que mostra a elevada proposta de valor e real inovação criada pela Sound Particles. Estes fundos efetivamente permitirão que a Sound Particles aceda a financiamento, sem diluição do capital, criando assim valor para a empresa e para os seus acionistas".

A Sound Particles, start up de Leiria, é uma empresa participada pelo fundo da Indico Capital Partners e conhecida no mercado mundial pelo seu software de som 3D de última geração utilizado em diversas produções de Hollywood, incluindo no Game of Thrones ou no Batman vs Superman.

Partilhar