Notícias

Só 3% das empresas receberam apoio das linhas da covid-19

Apenas 3% das empresas que recorreram às linhas de crédito de resposta à crise provocada pela pandemia de covid-19 já receberam o dinheiro, passado cerca de mês e meio desde o início dos programas, segundo os dados do primeiro inquérito feito pela CIP – Confederação Empresarial de Portugal e pela NERLEI, junto das empresas da Região de Leiria.

Cerca de 84% das empresas inquiridas considera, igualmente, que os apoios anunciados pelo Governo ficam aquém ou muito aquém do necessário e, entre aquelas que já recorreram ao crédito, 46% declaram que necessitará de meios de financiamento adicionais para enfrentarem a crise.

Este é o primeiro inquérito do Projeto Sinais Vitais, uma iniciativa inédita desenvolvida em conjunto pela CIP, pela NERLEI no distrito de Leiria, e pelo Marketing FutureCast Lab do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, que tem como objetivo recolher informação credível e atualizada sobre o que pensam os empresários e gestores de topo das empresas portuguesas, no quadro da atual situação de exceção.

O inquérito foi feito com base nas repostas dadas por uma amostra significativa de 1582 empresas, representativas do tecido económico português. Num cenário de amostra probabilística, terá um erro máximo de 2,5% e um intervalo de confiança de 95%.

Na semana em que foi feito o estudo, cerca de 83,6% das empresas estavam parcial ou totalmente encerradas.

 

Ver resultados do inquérito AQUI

Partilhar