Notícias

Rede de Aceleração e Inovação Agrícola de Leiria arranca com visita de secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural

Na próxima sexta-feira, dia 4 de junho, Leiria vai receber o secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Rui Martinho, para oficializar o protocolo de cooperação para a criação da nova rede de Aceleração e Inovação Agrícola – AIA, de que a NERLEI é uma das subscritoras no âmbito do seu Grupo de Trabalho da Agricultura.

São várias as entidades que juntaram esforços para tornar realidade esta iniciativa inovadora, que se insere na agenda 2030 para a Inovação Agrícola, e que junta os vários agentes do mundo académico, investigação, centros de transferência de conhecimentos, empresas e entidades públicas, para dinamizar, inovar e transformar o setor.

Além da NERLEI estão representados: o Politécnico de Leiria; a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAPC); a Nutrix, Lda; a Associação de Regantes e Beneficiários do Vale do Lis (ARBVLIS); a Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais - Estabelecimento Prisional de Leiria – Jovens; o Centro Operativo Tecnológico Hortofrutícola Nacional – Centro de Competências; a Associação SFCOLAB Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura; o Município de Leiria; e a Incubadora e Aceleradora Startup Leiria.

O objetivo do protocolo é a criação de ligações de promovam e reforcem a cooperação entre os diversos atores regionais, direcionando esforços conjuntos para desenvolver programas de aceleração e atividades dinamizadoras do empreendedorismo e da inovação no setor primário, dando forma à nova rede de Aceleração e Inovação Agrícola (AIA).

A entidade funcionará como uma ponte que ajudará a desenvolver e a apoiar novos modelos de negócios de base agrícola e rural, intensivos em inovação e conhecimento, para a geração de emprego, maior qualidade de vida, uma agricultura mais sustentável, mais competitividade regional e criando valor económico para o País.

O evento vai decorrer nas instalações da DGRSP – Estabelecimento Prisional de Leiria – Jovens que, ao abrigo do protocolo, vai realizar os projetos-piloto nas suas instalações e fomentar a inserção dos jovens reclusos.

 

PROGRAMA DO EVENTO

10h00 – Estabelecimento Prisional de Leiria - Jovens

Rede de Aceleração e Inovação Agrícola – Apresentação do projeto e estratégia definida para a inovação agrícola no concelho de Leiria.

Assinatura do protocolo de cooperação:

  • Gonçalo Lopes – Presidente da Câmara Municipal de Leiria
  • Rómulo Mateus – Diretor-Geral da DGRSP EPL – Jovens
  • Vítor Hugo Ferreira – Diretor-Geral Startup Leiria
  • Assinatura de protocolo: 10 entidades
  • Rui Martinho – Secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural

Organização: Câmara Municipal de Leiria, Estabelecimento Prisional de Leiria e Startup Leiria.

 

11h00 – TecniFerti - Empresa de fertilizantes líquidos

Visita à empresa TecniFerti, empresa de produção e comercialização de fertilizantes líquidos, com soluções inovadoras, nomeadamente ao nível da agricultura de precisão e fertilização inteligente, com o desenvolvimento de produtos específicos.

Organização: NERLEI e Câmara Municipal de Leiria.

Partilhar