Notícias

PLATICEMAR aproxima Empreendedores e Investidores

A II Gala do PLATICEMAR, projeto de que a NERLEI é parceira, terá lugar amanhã, dia 5 de junho, na Figueira da Foz, e será dedicada à apresentação de 23 ideias de negócio, selecionadas no âmbito do Concurso promovido pelo Projeto. A Gala contará com uma sessão de apresentação destes projetos empresariais junto de potenciais investidores, com o objetivo de promover a criação de parcerias estratégicas, que potenciem o arranque de novos negócios.

No seguimento do Concurso de Ideias de Negócio lançado em 2018, ao qual foram apresentadas 36 candidaturas de diferentes áreas ligadas ao médio-alto conhecimento e/ou tecnologia, assim como de cobertura geográfica a nível nacional, os promotores das ideias de negócio selecionadas tiveram a oportunidade de integrar o programa de aceleração Sea2market e o programa de mentoria Sea2tracking.

O Sea2market e o Sea2tracking foram implementados nas zonas geográficas dos parceiros do projeto, designadamente Porto, Aveiro, Figueira da Foz, Leiria e Sines, com o objetivo de capacitar os promotores das candidaturas, dando-lhes ferramentas para trabalharem e alavancarem as suas ideias. Nesse sentido, e em conjunto com os mentores locais, os empreendedores têm vindo a aprimorar os projetos e terão, na II Gala do Projeto PLATICEMAR, a possibilidade de os dar a conhecer a um painel de cinco investidores convidados pelos parceiros do projeto.

Após a sessão de apresentação dos projetos empresariais, que terá lugar às 17h00, seguir-se-á um momento de networking, envolvendo os promotores das ideias de negócio e os investidores.

A II Gala PLATICEMAR contará ainda com a presença de Rúben Eiras, Diretor-Geral de Política do Mar, Pedro Cilínio, Diretor de Investimento para a Inovação e Competitividade Empresarial do IAPMEI, Luís Simão da Silva, Vice-Reitor da Universidade de Coimbra, Eduardo Anselmo Castro, Vice-Reitor da universidade de Aveiro, Nuno Rodrigues, Vice-Presidente do Instituto Politécnico de Leiria, Pedro Machado, Presidente da Região Turismo do Centro,  Carlos Monteiro, Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, e Carlos Moita, Presidente da Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz.

Recorde-se que o projeto PLATICEMAR - Plataforma de Consolidação do Setor TICE e Empreendedorismo na Economia do Mar tem como objetivo central potenciar o apoio ao empreendedorismo, pelo que finalizados os trabalhos de mentoria e aceleração, o melhor projeto de cada zona geográfica, que vier a constituir empresa, receberá um prémio pecuniário no valor de 5 mil euros. A atribuição dos prémios aos vencedores será feita em sessão pública, no contexto do Congresso Platicemar, com local e data ainda a definir.

O projeto PLATICEMAR é liderado pela Inova-Ria, contando com os parceiros Fórum Oceano, ACIFF - Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz, NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria e SINES TECNOPOLO. Este projeto de empreendedorismo é cofinanciado pelo Programa COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas - Promoção do Espírito Empresarial, envolvendo um investimento elegível de 703 mil euros, que resultou num incentivo FEDER de 598 mil euros.

Partilhar