A NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria está satisfeita pelo facto de o Relatório do Grupo de Trabalho para as Infraestruturas de Elevado Valor Acrescentado (GT-IEVA), que foi apresentado ao primeiro-ministro no dia 27 de janeiro, considerar a modernização e electrificação da Linha do Oeste como um dos 30 projetos prioritários que, nos próximos sete anos, vão contribuir para potenciar a competitividade da economia nacional, do tecido empresarial e a coesão territorial.
O resultado deste Relatório do GT-IEVA representa a vitória de diversos agentes regionais que se agregaram num movimento de defesa da Linha do Oeste, no qual a NERLEI teve muita honra em participar ativamente.
A NERLEI salienta que sempre defendeu a necessidade de modernização da Linha do Oeste, tendo mesmo em 2011 discordando da decisão do Governo de encerrar ao tráfego de passageiros a Linha do Oeste entre Caldas da Rainha e a Figueira da Foz. Esta posição da NERLEI inseria-se numa política de defesa de interesses do distrito, da região e do País.
Na altura, a NERLEI dispôs-se a "integrar um movimento qualificado, representativo das populações e dos agentes económicos, nos seus diferentes níveis", para que fosse encontrada uma solução alternativa à do encerramento proposto pelo Governo. Esse movimento foi constituído conseguindo, na altura que o Governo voltasse atrás na decisão de encerrar parte da linha ao tráfego de passageiros, e agora que a modernização da linha seja uma prioridade ao nível do investimento em infraestruturas no País.