Notícias

NERLEI apresenta candidatura para infra-estruturas tecnológicas

A NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria apresentou, no final do mês de Abril, a candidatura para implantação na Região de duas infra-estruturas ligadas à investigação e ao empreendedorismo: o Instituto de Novas Tecnologias e a Incubadora de Empresas de Leiria.

Ainda sob a forma de propostas de ideia, estas candidaturas encontraram enquadramento na Medida 3.1 do Programa Operacional da Economia (POE) – Dinamização dos Sistemas Tecnológico, da Formação e da Qualidade.

Estas propostas vão ser avaliadas pelos organismos competentes devendo ser conhecida a decisão até final de Agosto. Caso sejam aprovadas, nos 90 dias subsequentes deverão ser formalizados os projectos definitivos. Durante o mesmo período devem ser criadas as associações que vão gerir as duas infra-estruturas. Estas associações vão reunir, para além da NERLEI e restantes parceiros dos projectos – Instituto Politécnico de Leiria, Câmara Municipal de Leiria e Instituto Pedro Nunes – outras entidades e empresas da Região que queiram integrar os mesmos.

A Incubadora de Empresas vai privilegiar a captação de projectos de empresas que possam coexistir em harmonia com o meio ambiente e que contribuam para a melhoria da qualidade de vida das populações de forma a permitir um desenvolvimento económico sustentado da Região. Assim, a incubadora deverá albergar empresas de base tecnológica, empregadoras de mão-de-obra qualificada e detentoras de tecnologias não agressoras para o meio ambiente.

Com uma área total de 1.481 metros quadrados a incubadora tem capacidade prevista para 12 a 15 empresas numa fase inicial. O investimento está orçado em 1,293 milhões de euros.

O Instituto de Novas Tecnologias terá como missão promover a modernização e fomentar a competitividade do tecido empresarial da Região de Leiria, através da prestação de serviços de conteúdo científico e tecnológico de elevado valor acrescentado, em áreas como o ambiente e energia e tecnologias da informação e comunicação. O investimento previsto é de 1,846 milhões de euros para uma área de 1.552 metros quadrados.

Apesar de se tratarem de dois projectos autónomos apresentam uma relação estreita entre si. Como tal está prevista a celebração de protocolos entre as duas entidades que permitam que o Instituto de Novas Tecnologias trabalhe em estreita ligação com as empresas implantadas na Incubadora de Empresas.

Partilhar