Notícias

“Matemática e Tecnologia” atraiu à NERLEI mais de 1000 crianças

Mais de 1000 crianças de vários níveis de ensino aderiram à iniciativa “Matemática e Tecnologia” que decorreu entre 14 de Abril e 2 de Maio na NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria números que superaram as expectativas mais optimistas.

Face ao sucesso da iniciativa, está garantida a sua continuidade no próximo ano sendo o principal objectivo atrair mais visitas de escolas exteriores ao concelho de Leiria, alargando assim o âmbito geográfico do evento.

Durante as três semanas estiveram patentes uma exposição com diversas actividades lúdicas que permitiu às crianças experimentarem jogos que recorriam a conceitos matemáticos, uma mostra de produtos fabricados por empresas da Região em que foram salientados os aspectos matemáticos utilizados na sua concepção e ainda duas conferências.

Durante as duas primeiras semanas, que coincidiram com a pausa lectiva da Páscoa, a iniciativa foi visitada sobretudo por crianças de ATL (Actividades de Tempos Livres). Na última semana várias foram as escolas primárias e secundárias que levaram os seus alunos ao Edifício NERLEI para participarem e aprenderem mais sobre as ligações da matemática com a tecnologia.

Uma das actividades que mais curiosidade despertou foi a conferência “Quando os Números se Desejam Nascem Sons”, que se realizou no dia 29 de Abril, e cuja dinamização esteve a cargo de Paulo Lameiro, da direcção pedagógica da SAMP (Sociedade Artística e Musical dos Pousos) e do maestro Alberto Roque. No dia seguinte foi a vez de Nelson Martins Ferreira, professor da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria, falar de “ Números Primos, Códigos de Chave Pública e Tecnologia”. As duas conferências reuniram mais de uma centena de crianças.

Esta acção foi desenvolvida em parceria com o Núcleo de Leiria da Associação de Professores de Matemática (APM). Enquadrando-se no ano temático \"Matemática e Tecnologia\" desta associação, esta iniciativa insere-se também no projecto “Gostar e Aprender Matemática” que a NERLEI vem desenvolvendo há algum tempo em parceria com a Escola Superior de Educação de Leiria e Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria. Neste âmbito foi já organizada em 2002 a exposição “Matemática é de Todos” que contou com a presença de cerca de 250 crianças.

O objectivo deste projecto é cultivar o gosto pela matemática de forma a evitar os bloqueios que surgem, muitas vezes, logo nos primeiros níveis de ensino e que levam, em alguns casos, os alunos a optarem por áreas de ensino em que a matemática não é uma disciplina central, afastando-se assim da frequência de cursos cuja procura no mercado de trabalho é crescente.

Partilhar