13 ideias de negócio, 17 empreendedores e 16 mentores. Estes são os principais números a reter do I-Day - 1 dia de trabalho conjunto para iniciar o futuro, iniciativa que decorreu na NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria, na última sexta-feira, dia 20 de Maio.
Os participantes, quer empreendedores (que apresentaram ideias de negócio) quer mentores (profissionais de várias áreas que orientaram os empreendedores) mostram-se bastante satisfeitos com a iniciativa.
Elisabete Antunes, sócia da Advank, uma das mentoras, refere que o I-Day foi "muito efectivo, concreto e objectivo. Não se perdeu tempo a passar das ideias de negócio à sua concretização. De uma forma geral considero que todos os projectos apresentados têm viabilidade económica, basta que agora os empreendedores constituam um plano de negócios rigoroso e fundamentado que lhes permita obter financiamento". Esta mentora destaca que "fazer o plano de negócios, foi a principal lacuna que encontrei nestes empreendedores". Esta empresária realça ainda a participação de estudantes na iniciativa (dos 17 empreendedores, oito são estudantes) que, em seu entender, revela que "as mentalidades estão a mudar, o estudante já se preocupa em arranjar o seu próprio emprego". Outro dado que importa destacar é a qualificação destes empreendedores - dos 17, sete são licenciados e oito estudantes do ensino superior. Para Elisabete Antunes isto significa que "a médio e longo prazo o tecido empresarial vai mudar", aumentando o número de empresários com formação superior.
Para Francisca Caminho, uma das empreendedoras, esta iniciativa foi "excelente. Permitiu-me reciclar alguns conhecimentos que tinha e adquirir outros, como por exemplo ao nível das formas de financiamento, tudo graças ao profissionalismo dos mentores. Deram dicas fundamentais para uma melhor apresentação do projecto com vista a uma mais fácil captação de investidores".
Também o empreendedor Jorge Bento destaca o trabalho dos mentores. "As opiniões que nos deram sobre o projecto, as diferentes perspectivas sobre as quais nos obrigaram a pensar ajudou-nos a melhorar muito o projecto".
Os 13 projectos apresentados abrangem áreas de negócio que vão das novas tecnologias ao turismo, passando pelo design, ambiente e sustentabilidade, aquacultura e desporto e lazer.
O I-DAY Leiria teve como objectivo estimular o empreendedorismo e incentivar os jovens a criar empresas. Esta foi uma iniciativa da NERLEI, do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) e da Incubadora D. Dinis (IDD) que ponderam repeti-la anualmente.