Notícias

Empresas de Peniche poderão cooperar com Senegal

No seguimento da deslocação da cônsul-geral do Senegal que a NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria organizou a empresas de Peniche, no dia 30 de Janeiro, foram identificadas possibilidades de cooperação futura entre aquele país e algumas das empresas visitadas.

Sendo um país em que as actividades ligadas ao mar assumem um papel importante na actividade económica, o Senegal está numa fase importante ao nível da modernização das infra-estruturas ligadas a este sector, revelou a cônsul-geral Fatou Sarr.

Neste sentido, poderá existir a possibilidade de serem iniciados alguns negócios. É esse o caso dos Estaleiros Navais de Peniche que recentemente venceram um concurso internacional para a renovação da frota pesqueira de Marrocos podendo o mesmo tipo de embarcação interessar ao governo senegalês.

Relativamente à Plastimar - Indústria Penichense de Plásticos, o seu responsável Luís Almeida, mostrou disponibilidade para uma parceria ao nível do fornecimento de maquinaria e apoio técnico para a constituição de uma empresa do sector no Senegal na área da fabricação de embalagens para acondicionamento de pescado em poliestileno expandido.

No âmbito desta deslocação foi ainda visitada a Nigel que desenvolve actividade ligada à congelação de peixe fresco. Esta empresa importa 70 por cento de matérias-primas de vários países do mundo incluindo do Senegal via Vigo. Ficou em aberto a iniciação de contactos com vista à importação directa.
Em Março a cônsul-geral do Senegal deslocar-se-á de novo à região para visitar empresas ligadas ao sector do vidro, plásticos e moldes.

Partilhar