Os empresários das 89 empresas que participaram no programa formação-acção MOVE - Modernizar, Optimizar e Valorizar Empresas, promovido pela NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria, entre Maio de 2009 e Dezembro de 2010, avaliam essa participação como muito positiva. Esta é a principal conclusão a retirar dos dados do "Estudo de Avaliação de Resultados e de Impacto do Projecto", que foi apresentado na cerimónia de encerramento do programa, que decorreu no dia 25 de Março.
Dos principais indicadores de avaliação do projecto pelos empresários importa destacar uma pontuação de 7,84 (de 1 a 10) no que respeita à metodologia seguida no projecto; 74,6 por cento de grau de eficácia; 72,1 por cento de grau de impacto; 57,7 por cento de expectativas totalmente concretizadas.
O projecto desenvolvido pela NERLEI, que teve como organismo intermédio a AIP (Associação Industrial Portuguesa), contemplou sete acções, em quatro áreas - Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho e Segurança Alimentar (2); Internacionalização (1); Gestão (3); e Reengenharia de Processos (1), uma delas (de Gestão) destinada a micro empresas.
O objectivo principal do programa MOVE é a melhoria dos processos de gestão das empresas e o reforço das competências dos seus dirigentes e colaboradores No total participaram 89 empresas de diversos sectores de actividade, mas com predominância do sector industrial, e registou-se um total de 4333 formandos abrangidos.
A sessão de encerramento do programa incluiu testemunhos das boas práticas de quatro empresas participantes, que contaram de que forma a participação no MOVE influenciou as suas empresas e os seus resultados.
Presente na cerimónia, onde fez o discurso de encerramento, Rui Fiolhais, gestor do POPH - Programa Operacional do Potencial Humano, que financia este projecto, destacou a "vitória" destas 89 empresas que durante dois anos apostaram na qualificação das suas empresas e "não desistiram" apesar dos tempos difíceis que tiveram, e têm, de enfrentar.
De salientar ainda, tal como referido por Luís Malhó, membro da Direcção da NERLEI, que deu as boas-vindas e conduziu a sessão, a NERLEI apresentou em Fevereiro candidatura para dinamizar de novo o programa MOVE. As áreas apresentadas em candidatura são: Qualidade, Segurança e Saúde no Trabalho e Segurança Alimentar; Internacionalização; Gestão; Inovação e Energia; e Eco-eficiência.