Notícias

EDP Distribuição causa prejuízos às PME da região de Leiria

Os cortes e falhas no serviço de fornecimento de eletricidade, fornecida pela EDP Distribuição, voltaram esta semana a afetar as empresas da região de Leiria. Estimativas permitem afirmar que cerca de duas centenas de empresas foram afetadas, e que os prejuízos estimados são na ordem de um milhão de euros, afetando negativamente a competitividade da nossa região e, por consequência, do País.

Há empresas que em cinco dias úteis, registaram cortes em quatro. A situação assume maior gravidade quando se verificam situações concretas de empresas que estão a receber e-mails de clientes internacionais, informando que não aceitam a justificação de falta de energia para o atraso nas encomendas, ameaçando cancelar contratos de fornecimento.

Neste contexto a NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria, que tem como missão fortalecer o tecido empresarial e promover o desenvolvimento económico e social da região de Leiria, vai reportar este problema à aicep Portugal Global, ao IAPMEI, à CIP (Confederação Empresarial de Portugal), ao Ministro da Economia e ao Primeiro-Ministro exigindo uma atuação firme e condicente com as necessidades imperiosas de assegurar a competitividade da nossa economia.

Além disso, a NERLEI vai também passar a disponibilizar apoio aos seus associados no que respeita ao envio de pedidos de indemnização à EDP Distribuição pelos prejuízos sofridos em virtude dos cortes de fornecimento de energia sofridos.

Outra das medidas que a NERLEI pretende implantar entretanto é a disponibilização de uma base de dados on-line de registo de avarias e cortes que cada empresa associada vai sofrendo, de forma a ter em tempo real informação disponível sobre os problemas que vão surgindo para pressionar continuadamente as entidades competentes a agirem.

Recorde-se que em março deste ano, na sequência de uma situação semelhante à verificada esta semana, a NERLEI enviou uma carta ao presidente executivo da EDP, António Mexia, a exigir que se deslocasse às empresas do distrito para explicar aos empresários o porquê de continuarem a sofrer prejuízos enormes sempre que temos um dia com um pouco mais de vento ou chuva, situação que se arrasta há mais de uma década.

Não tendo obtido qualquer tipo de resposta até ao momento e face à repetição dos problemas nos últimos dias, a NERLEI reforçou de novo o convite solicitando que o presidente executivo da EDP venha ao distrito de Leiria ver no terreno os graves prejuízos que as empresas enfrentam devido aos cortes no fornecimento de energia.

Partilhar