Notícias

CH Consulting vence concurso internacional na Etiópia

A nossa associada CH Consulting vai apoiar a Autoridade Etíope de Comunicações (ECA), instituição análoga da ANACOM, na restruturação do seu sistema de recursos humanos, apoiando o processo de liberalização do mercado de telecomunicações etíope. O projeto tem uma duração prevista de seis meses e valeu um contrato à consultora portuguesa, de cerca de 115 mil euros.

O Banco Mundial voltou a selecionar a CH Consulting para mais um projeto internacional. Depois da Somália, Seicheles, Brasil, Colômbia e Madagáscar, projetos adjudicados já em 2021, agora foi a vez da entrada da consultora portuguesa na Etiópia, para apoiar o desenvolvimento dos Recursos Humanos da Autoridade Etíope de Comunicações.

A proposta técnica submetida pela CH para o concurso internacional “Request for proposals for a firm to support developing the Human Resource base of the Ethiopia Communications Authority " obteve a maior pontuação técnica e financeira, tendo sido selecionada para auxiliar a ECA a desenvolver a sua capacidade de rever, desenvolver e gerir eficazmente as suas ferramentas de gestão de Recursos Humanos, à medida que a Etiópia liberaliza o seu mercado de telecomunicações.

“De uma forma geral, iremos rever o plano de quadro de pessoal do ECA, avaliar as necessidades de contratação e auxiliar no desenvolvimento de cargos, descrição de funções, plano de recrutamento, políticas de RH relativas a contratação, remuneração, promoção, benefícios do empregado, avaliação de desempenho, código do empregado de procedimentos disciplinares e de conduta, entre outras” afirma Miguel Peixoto, diretor da unidade de Human Capital, da CH Consulting (na foto).

Em comunicado a CH Consulting explica que “Em junho de 2018, o Governo da FDRE anunciou que a Etiópia iria introduzir na agenda económica do país uma robusta reforma que inclui a privatização parcial e/ou total de empresas estatais selecionadas, e liberalizar a economia para estimular a concorrência em vários setores críticos. A privatização parcial de quatro empresas estatais líderes, incluindo a Ethio Telecom, é a pedra angular da Proposta de transformação do Governo para a economia etíope, esperando-se que, com a participação do setor privado nas operações se consiga uma melhor eficiência da indústria. A fim de introduzir a concorrência no setor, o Governo criou o regulador do setor de serviços de comunicações independentes (Autoridade de Comunicações da Etiópia) e forneceu o quadro jurídico para liberalização do mercado de telecomunicações. O ECA começou com uma equipa de cerca de 60 funcionários tendo evoluído, até agora, para perto de 300 colaboradores, incluindo engenheiros, economistas, advogados, outros profissionais e equipa de apoio.

Para António Henriques, CEO do Grupo CH, “a Gestão de Pessoas está no nosso ADN sendo uma das áreas de especialização, muito reconhecidas pelo mercado, dentro e fora de portas. A conquista de mais um projeto internacional deixa-nos muito felizes. É um orgulho sermos embaixadores do ‘Made in Portugal’, através da partilha de conhecimento português”.

A Consultora portuguesa, que este ano celebra o seu 23º aniversário, continua focada na aposta dos mercados externos tendo, neste momento, em curso nove projetos internacionais, em África e América do Sul. A CH Business Consulting integra o mais importante grupo de consultoria português, com operações globais e uma oferta de serviços de consultoria integrados, multissectoriais e altamente especializados.

Partilhar