Notícias

Base Cowork amplia instalações

Dois anos e meio depois da inauguração, e esgotada a sua capacidade, a Base Cowork ampliou as suas instalações, ocupando agora duas lojas no bairro dos Capuchos.

Este projeto - uma iniciativa dos jovens empresários Carlos Batista e Marco Coelho - conta agora com capacidade para 36 postos de trabalho, duas salas multiusos, três salas de reunião, lounge, copa e sala de refeições, informam os responsáveis em comunicado.

"Este é atualmente o único espaço de cowork em Leiria, um local que acolhe diversas empresas, startups, freelancers e profissionais que querem estar num ambiente produtivo e dinâmico, promotor de eventos e gerador de novas ideias e negócios", explicam os promotores, que sempre encararam o projeto como "muito mais do que um simples aluguer de mesas". Uma postura que os coworkers reconhecem. Nuno Frade, fundador da Magical Stage, é um dos clientes mais antigos da Base Cowork. Saiu de casa há dois anos, para "deixar a solidão" e porque queria constituir equipa. "Neste momento a parte social é o que pesa mais. A principal vantagem são as pessoas, o ambiente, as relações de confiança e interajuda que se criam", explica. Uma perceção semelhante à de Tiago Teixeira, que trabalha remotamente e em exclusivo para o mercado internacional. "Precisava de um espaço de trabalho que respondesse à minha necessidade de mobilidade e contexto social, e encontrei um local com gente motivada, e um ambiente de cooperação excecional, onde se promove uma dinâmica que é pouco comum nos espaços de trabalho convencionais", explica o informático, que integra a Base Cowork há ano e meio. Um espaço para trabalhar "sem ser sozinha em casa" e para fazer networking foi o que trouxe Sara Cardoso, também há ano e meio, à Base Cowork, onde encontrou, "um bom espaço para reunir com clientes quando necessário, boas relações de trabalho e novas oportunidades.

Nestes dois anos de existência, foram várias as iniciativas promovidas pela Base Cowork, com destaque para a organização do "Conversas na Base", evento onde são convidadas duas personalidades a partilhar com o público a sua experiência sobre um tema relevante, criando assim uma maior proximidade entre empreendedores, fazedores e interessados.

A Base Cowork aposta ainda em dinâmicas para promover o bem-estar e a ligação entre coworkers. "Habitualmente é promovido um almoço na última sexta-feira do mês, uma iniciativa a que damos o nome de Social Friday. Temos também práticas de meditação para quem quiser aderir. Os coworkers podem propor iniciativas, fazer pequenos workshops, expor temas que considerem de interesse para a comunidade. Mas o mais interessante acaba por ser o que surge espontaneamente. E isto acontece porque temos aqui um conjunto de pessoas motivadas para evoluir, quer a nível profissional, quer pessoal", acrescentam os promotores.

Os clientes da Base Cowork contam ainda com um conjunto de vantagens que resultam da aposta contínua em parcerias, nomeadamente com a Sage, Leiria Económica e D. Dinis Business School. Com este crescimento, a aposta recai também na formação, a próxima área a ser dinamizada.

Partilhar