Notícias

60% das empresas esperam quebras de vendas superiores a um terço

Três em cada cinco empresas portuguesas esperam uma quebra de vendas superior a um terço (36%), em média, no último trimestre do ano, face a igual período de 2019, conclui o inquérito promovido pela CIP – Confederação Empresarial de Portugal, pelo Marketing FutureCast Lab do ISCTE e pela NERLEI, a que pode aceder aqui.

No entanto, apesar da esperada quebra das vendas, 83% dos gestores inquiridos sinalizam que pretendem manter ou aumentar os seus recursos humanos e, também, 61% manifestam a intenção de manter ou aumentar o investimento.

O inquérito, que é desenvolvido com a participação ativa das associações empresariais que integram a CIP, entre as quais está a NERLEI, indica que a avaliação que os empresários e gestores fazem dos apoios do Estado mantém-se negativa, em linha com o registado em setembro, com quatro em cada cinco gestores e empresários a considerarem que estão aquém, ou muito aquém, do necessário, numa altura em que já se conhece a proposta de Orçamento do Estado para 2021, com um claro défice de apoio ao desenvolvimento da economia.

O inquérito mostra que 86% das empresas está já em pleno funcionamento, mas que 13% se encontra, ainda, parcialmente encerrada.

Mais de metade das empresas (56%) registaram uma quebra das vendas em setembro, face a igual mês de 2019, sendo a queba média da ordem dos 36%.

Segundo o inquérito, 40% das vendas estão a ser feitas a novos clientes e estes representaram já, em setembro, 14% das vendas, o que mostra o esforço que tem sido feito pelas empresas, para abordarem novos mercados e novas tipologias de comercialização, reagindo à adversidade e dando provas de resiliência.

Este inquérito integra a segunda fase do Projeto Sinais Vitais, desenvolvido com o objetivo de recolher informação atualizada sobre a posição dos responsáveis pelas empresas portuguesas e sobre o impacto que diferentes situações têm nestas, no quadro da situação de exceção provocada pela pandemia de covid-19.

Partilhar