Notícias

250 adultos recebem certificados de competências

O Centro de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (CRVCC) da NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria vai entregar certificados de competências a 250 adultos que frequentaram com sucesso este processo em cerimónia que decorre no próximo dia 5 de Maio, pelas 21 horas, no auditório da NERLEI.

Para esta primeira sessão pública do CRVCC da NERLEI está convidada a presidente da Direcção Geral de Formação Vocacional, entidade que tutela os CRVCC, Alexandra Figueiredo, que, com o presidente da NERLEI, Pedro Faria, abrirá a cerimónia. Segue-se uma apresentação sucinta do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, que será efectuada pelo director do CRVCC da NERLEI, Luís Perfeito. Antes da entrega dos certificados, serão ainda ouvidos testemunhos de adultos que frequentaram o Processo e também de responsáveis de entidades com grupos alargados de colaboradores certificados ou em processo no CRVCC, casos da Base Aérea de Monte Real, dos Bombeiros Voluntários de Alcobaça e da Associação de Desenvolvimento das Empresas do Concelho de Alvaiázere (ADECA).

Desde a sua abertura, em Agosto de 2004, e até final de Março de 2006 o CRVCC da NERLEI registou já 1479 inscrições, 871 adultos iniciaram já o processo e 383 obtiveram já a certificação de competências.

Para responder à grande procura deste serviço o CRVCC da NERLEI tem uma equipa composta por sete elementos – uma coordenadora, duas formadoras, três profissionais de reconhecimento e validação de competências e uma administrativa – que assegura o horário alargado do Centro entre as 9 e as 22 horas. Com o objectivo de responder às solicitações e de se aproximar do seu público-alvo, esta equipa presta este serviço tanto no Edifício NERLEI e delegações da Associação em Alcobaça e Porto de Mós, como nas próprias instalações das empresas ou instituições ou em qualquer outro local desde que reúna as condições adequadas.

O CRVCC está direccionado para adultos com idade superior a 18 anos que não tenham concluído o 3º ciclo (9º ano de escolaridade) e desenvolve um processo de identificação e valorização do saber adquirido pelos adultos ao longo da sua experiência de vida e de trabalho que possibilita obter uma certificação escolar reconhecida pelo Ministério da Educação.

Partilhar