Ferramentas da Qualidade - Inicial

  • Data:

    2025-11-04 a 2025-11-11

  • Horário
  • Duração

    16h

  • Partilhar:

No final da ação, os formandos deverão ficar aptos a:
?Articular as várias ferramentas da qualidade, colocando em relevo o seu forte conteúdo visual e enfatizando o trabalho de equipa.
?Identificar e implementar o ciclo de Demming - PDCA – Plan; DO; Check e Act, como ferramenta de Melhoria Continua;
?Compreender as diferentes fases de um processo de resolução de problemas e saber aplicar as Ferramentas Básicas da Qualidade e outras que permitam aplicar uma Melhoria Continua estruturada;
?Promover a Melhoria Continua da Qualidade, através da utilização de ferramentas básicas da Qualidade

Gerentes, Administradores, Diretores ou Responsáveis de Processo e Responsáveis da Qualidade.

1. Ferramentas da qualidade: o que são e para que servem;
2. Abordagem à resolução de problemas: clarificação de um problema (técnica 5W2H);
3. O PDCA – Conceito
4. PLAN – conceito e ferramentas de apoio, incluindo: Fluxograma, Diagrama de Pareto, 5 Porquês e Espinha de Peixe ou Ishikawa;
5. DO – conceito e ferramentas de apoio incluindo: Brainstorming e Planos de Acão;
6. CHECK – conceito e ferramentas de apoio, incluindo: Histograma, Diagramas de Dispersão, Folhas de Verificação e Avaliação de eficácia;
7. ACT – conceito e ferramentas de apoio, incluindo a definição de monitorização, referência à Gestão da Mudança;
8. Ferramentas adicionais de apoio à resolução de problemas, incluindo: Análise de Problemas e Ações Corretivas – 8D

Enquadramento na Organização/Empresa

04 E 11 NOVEMBRO 09H ÀS 18H

Inscrição