Durante o próximo ano a iniciativa da AICEP vai percorrer mais 11 cidades portuguesas
Foram cerca de 230 os participantes na sessão de lançamento do Roadshow Portugal Global, que decorreu no dia 17 de setembro no Ed. NERLEI, evento que contou com a presença do presidente da AICEP, Miguel Frasquilho, e na organização do qual a NERLEI foi parceira e anfitriã regional.
Na sua intervenção Miguel Frasquilho lembrou que Portugal tem melhorado nos rankings da competitividade e da internacionalização, mas que é possível fazer ainda melhor. Admitindo que a carga fiscal sobre consumidores e empresas é excessiva, exortou as empresas participantes a apostarem nos mercados do Japão e da Polónia.
Antes do presidente da AICEP, Jorge Santos, presidente da NERLEI, já havia dado as boas-vindas a todos os presentes, relembrando uma vez mais alguns constrangimentos com que as empresas se debatem e que continuam a ser um entrave a melhores níveis de competitividade, nomeadamente a carga fiscal, a burocracia, a litigância, os elevados custos da energia e do gás, entre outros.
Na sessão que decorreu durante a manhã foram apresentadas intervenções com a caracterização do setor agroalimentar e dos mercados da Polónia e Japão, cujas apresentações estão disponíveis aqui. À tarde houve espaço para reuniões bilaterais entre os empresários e os delegados da AICEP no Japão e na Polónia.
Durante todo o dia foi possível aos participantes apreciarem diversos produtos ligados ao setor agroalimentar e também à fileira casa, que estiveram expostos no átrio do Ed. NERLEI, num total de 28 empresas (ver lista abaixo) que aceitaram o convite da NERLEI.
Durante a manhã, no intervalo dos trabalhos, foi servido aos participantes um lanche que incluiu produtos Panidor, Panetto, Atelier do Doce e Desidrata, cedidos pelas empresas, às quais a NERLEI deseja uma vez mais agradecer.
Esta é uma iniciativa enquadrada na política de proximidade da AICEP junto das empresas nacionais que visa apoiar o seu esforço exportador e reforçar a internacionalização da economia portuguesa e vai durante o próximo ano passar em mais 11 cidades portuguesas.
Empresas que participaram na exposição
Agroalimentar
Rei dos Frangos | Greenagri (Desidrata) | Atelier do Doce | Panicongelados (Panidor) | Rocim Agroindústria (vinhos) | Fopelda, SA (Panetto)
Fileira casa
Ivo Cutelarias | ICEL | Perpétua, Pereira & Almeida (S. Bernardo) | António Rosa Cerâmicas | Nocal | Cerafina | Ceriart | Mixcer | Destinos | Déartis | Matcerâmica | Arfai/Jomazé | Sporvil | SPAL | Cerages | Alumínios Manuel G. Vieira & Filhos | Ifavidro | Favicri | Castelbel | Manulena | Candle In