Basílio Horta - "Os Novos Desafios da Economia Portuguesa no Contexto da Internacionalização"

  • Tipo
    Conferência
  • Área
    Internacionalização
  • Data de Início
    27 jan 2011
  • Data de Fim
    27 jan 2011
  • Local
    Aud. NERLEI
  • Partilhar

A NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria acolhe, às 18h30, uma sessão de apresentação do livro "O Novo Capital" de Jaime Quesado, que será encerrada com uma conferência proferida pelo presidente da aicep Portugal Global, Basílio Horta, subordinada ao tema "Os Novos Desafios da Economia Portuguesa no Contexto da Internacionalização".

A iniciativa é uma parceria entre a NERLEI e a Media XXI, editora do livro em apresentação, e é de participação gratuita mas sujeita a confirmação para mediaxxi@mediaxxi.com ou 21 757 34 59.

 

Sobre a Obra:

O NOVO CAPITAL assume-se como um Manifesto de Posicionamento das Novas Tendências que marcam a Sociedade do Conhecimento em que vivemos. Pretende-se de forma clara dar voz ao papel central que a dimensão estratégica da Inovação e Criatividade desempenha no contexto duma Economia Global em que nada vai ser igual e tudo tem que ser diferente. A sobrevivência da nossa Matriz Social passa pela Capacidade Objectiva das Pessoas protagonizarem este incontornável e exigente desafio de dinamização e adaptação à Mudança. Só assim se conseguirá sobreviver. Só assim terá sentido viver. Por isso, é fundamental querer estar presente. 
  
    - Que Soluções para as Empresas Portuguesas na Economia Global?
    - Que Desafios de Modernização para a Administração Pública?
    - Qual o Novo Papel dos Municípios no Território Português?
    - Que Novo Paradigma para a Universidade Portuguesa?
 
No Futuro nada vai ser igual. Só sobrevive quem conseguir antecipar a mudança.    

É essa a Mensagem do Novo Capital. Afinal, de facto, Karl Marx tinha toda a razão.

 

Sobre o autor:

FRANCISCO JAIME QUESADO, Economista e MBA pela Universidade do Porto, desenvolveu ao longo dos últimos anos uma intensa actividade profissional, repartida entre a área privada (Grupo Amorim, Associação Empresarial de Portugal) e a área pública (Gestor desde 2002 do POSC - Programa Operacional Sociedade do Conhecimento).

Com Formação Superior em Estudos Europeus e Ciência Política, tem procurado na actividade docente e na colaboração jornalística que mantém de forma permanente, conciliar a dimensão macro das tendências, de evolução mais global, que afectam o nosso país com as especificidades mais micro que a gestão empresarial implica.

Adepto incondicional da mobilização da Sociedade Portuguesa em torno dos objectivos da Inovação e Conhecimento como paradigma central para um novo Modelo de Desenvolvimento, o autor procura nos Textos de "O NOVO CAPITAL" apresentar o seu contributo para que os diferentes actores (Administração Pública - Central e Local, Universidades, Empresas, Sociedade Civil em geral) "agarrem" este desígnio comum da nossa condição colectiva.